Mais buscados: mEI Crédito SEI BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Tanara Souza
Gerência de Soluções
O processo de “naming”, ou seja, criar e registrar um nome para sua empresa ou produto, é aparentemente fácil, mas na prática pode não ser. O momento do nome costuma ser ímpar, porque nessa etapa o empreendedor está entusiasmado – para não dizer apaixonado – com a ideia do negócio que, além de muito sucesso, terá um nome criativo e inovador – só que não. Calma, estamos do mesmo lado e torço para que você tenha muito sucesso! Não estou desmerecendo a importância do nome e nem rogando uma praga, mas provavelmente não será tão simples assim.
Inicialmente, ao pensar no nome, procure na internet acrescentando “.com” ou “.com.br” para ver se já existe e se está registrado. Se sua ideia passar por este teste, ainda não é hora de comemorar, você precisa ir ao passo dois: procure nos sites de registro de domínios na internet; se você conseguir registrar terá dado um grande passo, pois já terá o direito de uso na Internet. Mais à frente você terá de registrar nos órgãos competentes para proteger a sua marca.
Uma vez ouvi que, quando temos uma ideia brilhante, simultaneamente outras quatro pessoas também têm a mesma ideia. Mesmo sendo apenas um ditado, a mensagem nos deixa um alerta: que a velocidade com que colocamos nossas ideias em prática pode fazer toda a diferença. No caso do nome do negócio, isto é fato, pois quem registrar primeiro terá o direito de uso. Como o registro do domínio na internet é rápido e acessível, não perca tempo, vá lá, faça sua pesquisa e seu registro antes que outra pessoa o faça.
Quanto à escolha do nome, não existe uma regra, vários fatores podem influenciar, como o tipo de negócio, o propósito, o diferencial, um sonho ou inspiração que você teve ou acredita, enfim, vale tudo desde que auxilie o seu negócio a crescer e ser lembrado. Claro que uma dose de criatividade não faz mal a ninguém, mas cabe considerar alguns aspectos como a sonoridade, por exemplo. Que seja fácil de ser entendido, pois provavelmente você irá utilizar o nome no site e e-mail e terá que informá-lo aos seus clientes. Se não for fácil de ser pronunciado e entendido, poderá dificultar o contato com sua empresa. Por outro lado, se ele for fácil de ser lembrado e entendido, melhor para o marketing do seu negócio.
Um nome bem escolhido é um grande primeiro passo, pois é a somatória de pequenos detalhes que fazem toda a diferença no conjunto.
Então vamos lá, mãos à obra, ou melhor, ao nome!
Veja Mais
Notícias
26 de Abril de 2024Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024
SAIBA MAIS25 de Abril de 2024
Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
27/02/2024 16:18Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo
29/01/2024 10:00Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.