Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Credito Sei Boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Processo

Sinergia

Mais do que um fornecedor, um parceiro!

atualizado em: 16/05/18
SEBRAE RS

SEBRAE RS

Redação

COMPARTILHE
Desenvolver uma parceria com o fornecedor depende de uma série de aspectos, mas um fator de grande impacto é a confiança

Segundo Boletim Estudos e Pesquisas do Sebrae publicado em junho de 2017, 12 milhões de empresas são optantes pelo simples, negócios esses considerados pequenos negócios. Empresas desse e também de médio porte são focadas nas suas atividades essenciais, possuindo, muitas vezes, um grande número de fornecedores, tendo em vista que a verticalização é uma prática adotada por grandes empresas.

Para que uma empresa possa estar focada na sua atividade principal, ela precisa de tranquilidade, e um dos fatores que proporciona tal aspecto é a confiança na sua cadeia de fornecedores.

No entanto, desenvolver fornecedores que possam ser considerados parceiros leva tempo e, em alguns casos, pode ser um processo oneroso. As organizações e seus fornecedores são interdependentes, é preciso entender que a relação de benefícios mútuos aumenta a capacidade de ambos agregarem valor aos seus produtos e processos.

Desenvolver uma parceria com o fornecedor depende de uma série de aspectos, mas um fator de grande impacto é a confiança: quando esta existe, o relacionamento é fortalecido e o comprometimento mútuo é gerado.

Para conquistar esse nível de relacionamento, é necessário que as empresas estabeleçam um processo de avaliação, seleção e monitoramento de seus fornecedores, baseando-se em princípios que agreguem valor para ambos. Ou seja, o relacionamento não pode ser baseado apenas em custo.

Quando as partes se comunicam para entender as necessidades e expectativas de cada uma, o relacionamento é fortalecido para gerar a parceria. É fundamental que os requisitos de qualidade, prazo de entrega e questões financeiras sejam bem esclarecidas e atendidas por ambas.

Quando as duas partes entendem que são interdependentes – e que qualquer fator pode afetar a outra, necessitando haver comunicação constante e tomadas de ações planejadas para que a relação seja de ganha-ganha –, então pode-se dizer que uma parceria está estabelecida.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: