
Mais buscados: mei crEdito Sei Boas Praticas consultoria

Fabiano Cislaghi Dallacorte
Coordenador estadual do Metalmecânico e Energia do SEBRAE RS.
A Revolução Industrial foi um dos acontecimentos mais impactantes da história da humanidade. O momento foi marcado pela chegada das máquinas, pela produção em escala e pelo nascimento da classe operária. Uma transição similar está acontecendo novamente no âmbito da produção nas indústrias. Trata-se da convergência entre pessoas e tecnologia.
A tecnologia vem transformando os processos industriais de forma impactante. Com a implantação do conceito de Indústria 4.0, a chamada internet industrial reúne produção inteligentes, maior capacidade operacional e a descentralização na tomada de decisões. Sintonizando os trabalhadores com as máquinas, o novo modelo de indústria prevê a produção de acordo com a demanda, flexibilizando e alternando as tarefas entre as máquinas. Todo esse processo é organizado em tempo real, com dados precisos e com a segurança de tomadas de decisões a qualquer momento da produção, sem afetar a rentabilidade e evitando erros e desperdícios.

O mercado é tão promissor que analistas da área indicam um potencial de US$ 15 trilhões em 15 anos, de acordo com a Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII – www.abii.com.br). Segundo a entidade, a nova realidade já está impactando a vida das pessoas, seja pelo crescimento econômico, empregos mais qualificados e elevação dos padrões de vida dos cidadãos.
Criada em 2014, nos Estados Unidos, o Industrial Internet Consortium (IIC) surgiu para acelerar o processo e fomentar a colaboração entre os participantes desta comunidade. A ABII foi criada com o mesmo intuito: inserir o Brasil na revolução em curso, com a missão de promover o crescimento acelerado da Internet Industrial criando iniciativas para integração, controle e conexão segura entre máquinas, sistemas, processos e pessoas.
Essas iniciativas abrem um nicho de mercado pouco explorado pelas pequenas empresas, mas que tem potencial para alavancar o desenvolvimento tecnológico. A operação da internet industrial depende de sensores específicos, de softwares, de padrão de comunicação, de dispositivos inteligentes no chão de fábrica, entre diversos outros itens, e o desenvolvimento de cada uma dessas necessidades em projetos especiais pode ser feita por pequenas empresas e startups, pela sua especificidade e pela sua adequação à necessidade de cada cliente.
Veja também:
Veja Mais
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.