Mais buscados: MEI credito Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Roger Scherer Klafke
Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
Sementes para plantar, ingredientes para cozinhar, máquinas para produzir. Os insumos são imprescindíveis na hora de criar qualquer produto novo. Comprá-los de produtores e empreendedores da sua região pode ser o ponto de partida para o fortalecimento da economia local e ser o diferencial do seu negócio.
Em um setor como o alimentício, a qualidade final é garantida se todo o processo de produção for acompanhado com cuidado. Ao adquirir insumos do mercado local, é possível ter maior contato com o produtor, o que permite uma análise mais minuciosa. Estando frente a frente com quem produz, o comprador do insumo pode questionar a origem, as práticas de produção e a política do empreendimento, além de diminuir os custos de transporte.
O restaurante Valle Rústico existe há oito anos em Garibaldi (RS), e prepara todas os seus pratos com frutas, verduras e legumes comprados de produtores da região do Vale dos Vinhedos. Rodrigo Bellora, proprietário, conta que reconhecer o potencial local estabelece uma nova relação de negócios. “Um dos maiores desafios é negociar. Nunca é só um preço ou só um produto, é um relacionamento com o produtor, que é muito importante”, afirma.
Em sua área, Bellora destaca que algumas das principais vantagens são o acesso a produtos mais frescos, saudáveis e orgânicos, que resultam em pratos com mais qualidade e sabor. Fortalecimento da economia local, melhor relacionamento com a comunidade e até mesmo a geração de empregos para a região são ganhos secundários. A nova mentalidade, porém, não precisa ser adotada de um dia para o outro. É possível fazer uma transição gradual para que o empresário possa adaptar-se à disponibilidade de recursos da localidade onde atua.
Sócio do Mercado Brasco, Gabriel Drumond é um dos defensores da compra de insumos locais. Para ele, adquirir produtos produzidos na região reduz a desigualdade, além de incentivar a cultura e ser mais sustentável. “Acredito muito no impacto de um sistema de alimentação local numa escala global. Cabe à nós [profissionais do mercado] entendermos bem disso, conversarmos sobre a cadeia de produção local e, um dos pontos mais importantes, tornarmos atrativo consumir produtos locais”, defende.
Veja Mais
Tendências
Você sabe como as tendências de consumo impactam a produção de alimentos e bebidas?
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.