
Mais buscados: MEi crédito Sei Boas praticas consultoria

Roger Scherer Klafke
Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
Sementes para plantar, ingredientes para cozinhar, máquinas para produzir. Os insumos são imprescindíveis na hora de criar qualquer produto novo. Comprá-los de produtores e empreendedores da sua região pode ser o ponto de partida para o fortalecimento da economia local e ser o diferencial do seu negócio.
Em um setor como o alimentício, a qualidade final é garantida se todo o processo de produção for acompanhado com cuidado. Ao adquirir insumos do mercado local, é possível ter maior contato com o produtor, o que permite uma análise mais minuciosa. Estando frente a frente com quem produz, o comprador do insumo pode questionar a origem, as práticas de produção e a política do empreendimento, além de diminuir os custos de transporte.
O restaurante Valle Rústico existe há oito anos em Garibaldi (RS), e prepara todas os seus pratos com frutas, verduras e legumes comprados de produtores da região do Vale dos Vinhedos. Rodrigo Bellora, proprietário, conta que reconhecer o potencial local estabelece uma nova relação de negócios. “Um dos maiores desafios é negociar. Nunca é só um preço ou só um produto, é um relacionamento com o produtor, que é muito importante”, afirma.
Em sua área, Bellora destaca que algumas das principais vantagens são o acesso a produtos mais frescos, saudáveis e orgânicos, que resultam em pratos com mais qualidade e sabor. Fortalecimento da economia local, melhor relacionamento com a comunidade e até mesmo a geração de empregos para a região são ganhos secundários. A nova mentalidade, porém, não precisa ser adotada de um dia para o outro. É possível fazer uma transição gradual para que o empresário possa adaptar-se à disponibilidade de recursos da localidade onde atua.
Sócio do Mercado Brasco, Gabriel Drumond é um dos defensores da compra de insumos locais. Para ele, adquirir produtos produzidos na região reduz a desigualdade, além de incentivar a cultura e ser mais sustentável. “Acredito muito no impacto de um sistema de alimentação local numa escala global. Cabe à nós [profissionais do mercado] entendermos bem disso, conversarmos sobre a cadeia de produção local e, um dos pontos mais importantes, tornarmos atrativo consumir produtos locais”, defende.
Veja Mais
Tendências
Você sabe como as tendências de consumo impactam a produção de alimentos e bebidas?
Notícias
13 de Janeiro de 2026StartupRS StartHer abre inscrições para startups lideradas por mulheres no Rio Grande do Sul
SAIBA MAIS13 de Janeiro de 2026
ProspectaBio consolida trajetória como Deep Tech do agro com apoio estratégico do Sebrae RS
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
09/01/2026 16:00
Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.