Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei Credito Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Alimentos e Bebidas

Tecnologia

Alimentação na era digital: o novo delivery

04/10/18
Roger Scherer Klafke

Roger Scherer Klafke

Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS

COMPARTILHE
O avanço tecnológico da inteligência artificial possibilita aumentar a precisão e acerto na oferta para cada consumidor, de acordo com seu comportamento e características

Sem tempo de ler? Que tal ouvir o artigo?

Um estudo realizado pelo ifood e Box 1824 para compreender as tendências no consumo de delivery on-line de alimentos apresenta informações valiosas para compreendermos o comportamento do consumidor de alimentos na era digital. Tempo é algo valioso nos dias de hoje, e o processo de decisão sobre o que comer se tornou complexo. Entretanto, para fazer uma refeição, não há mais a necessidade de selecionar cada um dos ingredientes e cozinhá-los. Há algum tempo é possível comprar refeições prontas em porções pré-definidas. Basta escolher, pedir, receber e comer. Contudo, essa facilidade foi acompanhada por um grande aumento de oferta, que tornou o processo de escolha mais difícil. O estudo ouviu consumidores brasileiros e classificou o consumo de alimentos em dois grandes grupos: a alimentação “in” e “out”.

A alimentação “in” pode ser em casa ou no trabalho, e seu principal valor é o conforto. Relaxar no sofá de casa enquanto se alimenta, acessar conteúdos exclusivos pelo computador, TV ou celular e se comunicar diretamente com amigos se tornaram pontos centrais na mudança da relação com a alimentação em ambientes internos.

Já alimentação “out” ocorre no restaurante, lanchonete, padaria ou qualquer estabelecimento que ofereça alimentos para consumo fora do lar. Nesse caso, o principal valor é a experiência do serviço presencial durante a refeição.

Alimentação na era digital: o novo delivery

Se considerarmos as evoluções citadas no consumo de alimentos no ambiente “in”, surge a necessidade das operações de alimentação “out” se adaptarem ao novo cenário de consumo. De maneira resumida, em geral, a alimentação “in” está relacionada ao conforto, e a alimentação “out”, à experiência. De acordo com o estudo, estamos vivendo a evolução de um serviço que já existe há décadas, mas que hoje visa utilizar a força da tecnologia para unir os principais valores da alimentação “in” e “out” em um novo serviço inovador, simples e fácil.

O delivery moderno deve disponibilizar a experiência da rua sem sair do conforto do lar, com uma entrega memorável. Com a pulverização em massa dos smartphones e a popularização dos aplicativos, abriram-se novas oportunidades. O avanço tecnológico da inteligência artificial possibilita aumentar a precisão e acerto na oferta para cada consumidor, de acordo com seu comportamento e características. Dessa forma, o delivery on-line caminha para a hiperpersonalização, que é saber exatamente o que e quando oferecer para o cliente, antecipando suas necessidades e desejos. Neste cenário, como a sua empresa está se preparando para esse futuro que está cada vez mais próximo?

Veja também:

[Palestra Online]

O mercado de alimentos e bebidas: da recuperação à transformação

Sérgio Molinari aborda a evolução no mercado de alimentos e bebidas, da recuperação a transformação, e as projeções para os próximos anos, além de abordar as tendências de consumo e os formatos em evidência, traçando um paralelo com o contexto global.

ACESSE

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Alimentos e Bebidas

Inteligência artificial

Cozinha do futuro: comida caseira com auxílio virtual e robôs?

Alimentos e Bebidas

Mercado potencial

Oportunidades de negócios no turismo gastronômico

Notícias

15 de Fevereiro de 2019

Sebrae RS terá estande coletivo na Expodireto Cotrijal 2019

SAIBA MAIS

 

14 de Fevereiro de 2019

Nova edição do Empretec chega a Rio Grande

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 19/02/2019 11:33

Quatro MPEs de Pelotas e Rio Grande são selecionadas para Prêmio de Inovação

Sebrae RS Podcast 18/02/2019 12:23

Sebrae RS fará oficinas de degustação de vinhos, espumantes e sucos na Festa Nacional da Uva

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: