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Roger Scherer Klafke
Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS
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Um estudo realizado pelo ifood e Box 1824 para compreender as tendências no consumo de delivery on-line de alimentos apresenta informações valiosas para compreendermos o comportamento do consumidor de alimentos na era digital. Tempo é algo valioso nos dias de hoje, e o processo de decisão sobre o que comer se tornou complexo. Entretanto, para fazer uma refeição, não há mais a necessidade de selecionar cada um dos ingredientes e cozinhá-los. Há algum tempo é possível comprar refeições prontas em porções pré-definidas. Basta escolher, pedir, receber e comer. Contudo, essa facilidade foi acompanhada por um grande aumento de oferta, que tornou o processo de escolha mais difícil. O estudo ouviu consumidores brasileiros e classificou o consumo de alimentos em dois grandes grupos: a alimentação “in” e “out”.
A alimentação “in” pode ser em casa ou no trabalho, e seu principal valor é o conforto. Relaxar no sofá de casa enquanto se alimenta, acessar conteúdos exclusivos pelo computador, TV ou celular e se comunicar diretamente com amigos se tornaram pontos centrais na mudança da relação com a alimentação em ambientes internos.
Já alimentação “out” ocorre no restaurante, lanchonete, padaria ou qualquer estabelecimento que ofereça alimentos para consumo fora do lar. Nesse caso, o principal valor é a experiência do serviço presencial durante a refeição.
Se considerarmos as evoluções citadas no consumo de alimentos no ambiente “in”, surge a necessidade das operações de alimentação “out” se adaptarem ao novo cenário de consumo. De maneira resumida, em geral, a alimentação “in” está relacionada ao conforto, e a alimentação “out”, à experiência. De acordo com o estudo, estamos vivendo a evolução de um serviço que já existe há décadas, mas que hoje visa utilizar a força da tecnologia para unir os principais valores da alimentação “in” e “out” em um novo serviço inovador, simples e fácil.
O delivery moderno deve disponibilizar a experiência da rua sem sair do conforto do lar, com uma entrega memorável. Com a pulverização em massa dos smartphones e a popularização dos aplicativos, abriram-se novas oportunidades. O avanço tecnológico da inteligência artificial possibilita aumentar a precisão e acerto na oferta para cada consumidor, de acordo com seu comportamento e características. Dessa forma, o delivery on-line caminha para a hiperpersonalização, que é saber exatamente o que e quando oferecer para o cliente, antecipando suas necessidades e desejos. Neste cenário, como a sua empresa está se preparando para esse futuro que está cada vez mais próximo?
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