Loading SEBRAE

Mais buscados: sei MEI Credito consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Alimentos e Bebidas

Gestão

Cinco dicas indispensáveis para aumentar o ticket médio de padarias, bares, lancherias e restaurantes

15/02/18
Roger Scherer Klafke

Roger Scherer Klafke

Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A estratégia de focar no ticket médio pode aumentar a lucratividade apostando em vender mais para quem já consome no seu estabelecimento

A conta é bem simples: divida o volume de vendas do dia, semana ou mês pelo número de clientes do período. Esse valor é o ticket médio do seu estabelecimento. Para que ele se transforme em uma ferramenta útil para o seu negócio, é importante observar sua evolução ao longo do tempo. Conhecer dados do seu mercado de atuação ajuda a entender se sua performance está acima, abaixo ou dentro da média.

Existem estratégias para ganhar lucratividade no ticket médio. Confira abaixo algumas dicas dadas por especialistas na área:

  1. Fique atento à demanda do seu cliente

Não há aumento do ticket médio se você não conhecer seu cliente. Ao prestar a atenção em quem compra, é possível descobrir quais são as apostas mais adequadas para seu tipo de público. Atendendo às expectativas do seu consumidor, ele terá a sensação que você oferece tudo o que ele precisa.

  1. Invista no treinamento de sua equipe

Funcionários bem treinados identificam boas oportunidades. A equipe deve ter o conhecimento dos produtos, do cardápio, do perfil do cliente e da estratégia da empresa. Uma vez bem orientados, eles se mostram mais empenhados e melhoram a qualidade do atendimento.

  1. Ofereça menus especiais

“Menus com preços convidativos acabam atraindo o consumidor e ajudam a aumentar o ticket médio”, salienta a presidente da Abrasel-RS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Maria Fernanda Tartoni. Ela explica que em um menu onde é oferecido um prato e uma sobremesa, por exemplo, o valor é mais alto que de apenas um prato principal, tornando-se mais atrativo ao cliente e aumentando, por consequência, o ticket médio.

  1. Complemente a compra do seu cliente

Apresente ao seu cliente produtos que completem sua compra principal. Esse lembrete pode ser feito através da organização de setores, estantes e gôndolas ou do atendimento. Por exemplo, se o seu cliente vem à sua padaria comprar pão, mostre quais tipos e valores de frios disponíveis no momento. Em restaurantes, uma alternativa é oferecer uma cartela de bebidas convidativa.

  1. Não seja invasivo

“Você deve ter a percepção sobre a disponibilidade de tempo do seu cliente durante a compra, de como ele se comunica visualmente com você, observar para não cometer algum equívoco que faça a pessoa se sentir forçada”, afirma Henry Chmelnitsky, presidente do Sindha (Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região). Estar atento às oportunidades não dá a você o direito de sufocar o cliente com ofertas e propostas insistentes.

 

Você já conheceu o Curso Online de Engenharia de Cardápio? Neste curso online, você irá conhecer estratégias que podem ser adotadas para estimular a venda dos produtos que trazem mais lucro para sua empresa e técnicas para deixar o seu cardápio mais atrativo. SAIBA MAIS

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Alimentos e Bebidas

Setor em Ascenção

O crescimento do mercado de alimentação saudável

Alimentos e Bebidas

Diferenciação

Sustentabilidade como vantagem competitiva

Notícias

16 de Agosto de 2018

Arena da Inovação: primeira vez no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

16 de Agosto de 2018

Sebrae RS promove palestra online sobre investidor anjo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/08/2018 17:52

Arena de Inovação leva startups do agronegócio para a Expointer

Sebrae RS Podcast 16/08/2018 14:45

Série Gestão – Finanças

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: