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Roger Scherer Klafke
Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS
A conta é bem simples: divida o volume de vendas do dia, semana ou mês pelo número de clientes do período. Esse valor é o ticket médio do seu estabelecimento. Para que ele se transforme em uma ferramenta útil para o seu negócio, é importante observar sua evolução ao longo do tempo. Conhecer dados do seu mercado de atuação ajuda a entender se sua performance está acima, abaixo ou dentro da média.
Existem estratégias para ganhar lucratividade no ticket médio. Confira abaixo algumas dicas dadas por especialistas na área:
Não há aumento do ticket médio se você não conhecer seu cliente. Ao prestar a atenção em quem compra, é possível descobrir quais são as apostas mais adequadas para seu tipo de público. Atendendo às expectativas do seu consumidor, ele terá a sensação que você oferece tudo o que ele precisa.
Funcionários bem treinados identificam boas oportunidades. A equipe deve ter o conhecimento dos produtos, do cardápio, do perfil do cliente e da estratégia da empresa. Uma vez bem orientados, eles se mostram mais empenhados e melhoram a qualidade do atendimento.
“Menus com preços convidativos acabam atraindo o consumidor e ajudam a aumentar o ticket médio”, salienta a presidente da Abrasel-RS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Maria Fernanda Tartoni. Ela explica que em um menu onde é oferecido um prato e uma sobremesa, por exemplo, o valor é mais alto que de apenas um prato principal, tornando-se mais atrativo ao cliente e aumentando, por consequência, o ticket médio.
Apresente ao seu cliente produtos que completem sua compra principal. Esse lembrete pode ser feito através da organização de setores, estantes e gôndolas ou do atendimento. Por exemplo, se o seu cliente vem à sua padaria comprar pão, mostre quais tipos e valores de frios disponíveis no momento. Em restaurantes, uma alternativa é oferecer uma cartela de bebidas convidativa.
“Você deve ter a percepção sobre a disponibilidade de tempo do seu cliente durante a compra, de como ele se comunica visualmente com você, observar para não cometer algum equívoco que faça a pessoa se sentir forçada”, afirma Henry Chmelnitsky, presidente do Sindha (Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região). Estar atento às oportunidades não dá a você o direito de sufocar o cliente com ofertas e propostas insistentes.
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