
Mais buscados: mEI Crédito SEI Boas praticas consultoria

Roger Scherer Klafke
Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS
Ainda que fazer refeições fora de casa tenha virado um hábito para muitos brasileiros, aumentar o fluxo de clientes é um desafio para empreendedores do setor de bares e restaurantes. O primeiro passo é garantir a segurança e qualidade dos alimentos oferecidos e capacitar funcionários para um bom atendimento, conquistando clientes que poderão aprovar, retornar e recomendar o estabelecimento.
Incentivar o aumento de fluxo através de promoções e forte divulgação nas redes sociais pode atrair novos clientes e não exige investimento muito alto. Ao contrário do que se imagina, buscar parceria com outros empreendedores da região pode trazer resultados positivos. Além da vantagem na negociação de prazos e preços com fornecedores,, é possível criar promoções para incentivar o movimento de ambos estabelecimentos.

Aplicativos de descontos, como Mobo e Roubadinhas, ou aqueles voltados apenas para alimentação, como o iFood, são ótimos para divulgar a marca para frequentadores das redondezas ou para aqueles interessados em descobrir alguma novidade. As redes sociais, por sua vez, podem ser um bom canal de divulgação do espaço e dos pratos produzidos no bar ou restaurante. Para este tipo de ação, é fundamental conhecer o público-alvo e a dinâmica de funcionamento das ferramentas disponíveis. Aposte nos serviços que o perfil da sua clientela está mais acostumado em acessar. No Facebook e no Instagram, por exemplo, é possível anunciar para pessoas com interesses, preferências e hábitos específicos, aumentando as chances de retorno do investimento.
Mas as ações vão além do digital: participar de circuitos gastronômicos também ajuda na divulgação. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), por exemplo, promove anualmente o Festival Brasil Sabor, onde estabelecimentos espalhados pela cidade apresentam pratos que valorizam a cultura da região.
Veja Mais
Tendências
Você sabe como as tendências de consumo impactam a produção de alimentos e bebidas?
Notícias
03 de Março de 2026Espaço de Negócios em Santa Maria lança Agenda de Capacitações com mais de 870 vagas para formação em gestão empresarial
SAIBA MAIS02 de Março de 2026
Venâncio Aires lança Marca Território com apoio do Sebrae em experiência imersiva no interior do município
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
09/01/2026 16:00
Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.