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Oscar José Fernandes Júnior
Consultor de negócios em Food Service
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O cenário gastronômico gaúcho e as novas estratégias para bares e restaurantes dividem opiniões entre empresários, críticos e profissionais da área. No momento atual, enquanto alguns aguardam notícias de recuperação econômica e o retorno de um consumo interno desenfreado, outros estão considerando e implantando boas estratégias competitivas que os diferenciem no seu público-alvo, adaptando-as no negócio e não apenas no preço de venda dos produtos e serviços.
O dilema do preço de venda
A satisfação dos clientes e a velocidade em que ocorrem as mudanças sugerem às micro e pequenas empresas reverem o comportamento estratégico e posicionamento em relação ao caminho por elas definido para se tornarem econômico-financeiramente viáveis. Nesse contexto, a maestria no preço de venda está em identificar a satisfação do cliente com foco no atendimento, cardápio adaptado ao público-alvo, ambientes com arquitetura e design, serviços identificados com a proposta gastronômica, análise profissional de custos e processos de produção, além da comunicação interativa diversa.
Percepção do cliente e as promoções
Um dos desafios da alimentação fora do lar é levar o produto ou serviço a um grau de harmonia entre o valor percebido e custo-benefício da experiência vivida.
Um negócio com estratégia competitiva e sustentável economicamente cria uma proposta de valor oferecida ao cliente que seja capaz de alterar a percepção entre o caro e barato. Contudo, podemos considerar as promoções como estratégias válidas, e para tanto devemos pesquisar entre os clientes as oportunidades existentes, para que no momento da promoção a estratégia proposta seja direcionada para o aumento de clientes, divulgação de novos serviços/produtos ou demonstração de uma nova experiência.
A promoção e a redução de preço não devem ser as únicas alternativas para o negócio.
Confiabilidade
Os clientes estão em busca de conhecer ambientes gastronômicos – o que comer, onde comer? Assim, a imagem do estabelecimento tornou-se uma das mais importantes estratégias no relacionamento e vínculo com o cliente.
Aliada a isso, a confiança se torna um poderoso instrumento entre cliente e estabelecimento, e também geram valor na percepção do cliente produtos e serviços que proporcionam lembranças de afeto e carinho.
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