Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI Sei crédito Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Alimentos e Bebidas

Diferenciação

Estratégia competitiva para food service

atualizado em: 05/06/18
Oscar José Fernandes Júnior

Oscar José Fernandes Júnior

Consultor de negócios em Food Service

COMPARTILHE
A satisfação dos clientes e a velocidade em que ocorrem as mudanças sugerem às micro e pequenas empresas reverem o comportamento estratégico e posicionamento em relação ao caminho por elas definido

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

O cenário gastronômico gaúcho e as novas estratégias para bares e restaurantes dividem opiniões entre empresários, críticos e profissionais da área. No momento atual, enquanto alguns aguardam notícias de recuperação econômica e o retorno de um consumo interno desenfreado, outros estão considerando e implantando boas estratégias competitivas que os diferenciem no seu público-alvo, adaptando-as no negócio e não apenas no preço de venda dos produtos e serviços.

O dilema do preço de venda

A satisfação dos clientes e a velocidade em que ocorrem as mudanças sugerem às micro e pequenas empresas reverem o comportamento estratégico e posicionamento em relação ao caminho por elas definido para se tornarem econômico-financeiramente viáveis. Nesse contexto, a maestria no preço de venda está em identificar a satisfação do cliente com foco no atendimento, cardápio adaptado ao público-alvo, ambientes com arquitetura e design, serviços identificados com a proposta gastronômica, análise profissional de custos e processos de produção, além da comunicação interativa diversa.

Percepção do cliente e as promoções

Um dos desafios da alimentação fora do lar é levar o produto ou serviço a um grau de harmonia entre o valor percebido e custo-benefício da experiência vivida.

Um negócio com estratégia competitiva e sustentável economicamente cria uma proposta de valor oferecida ao cliente que seja capaz de alterar a percepção entre o caro e barato. Contudo, podemos considerar as promoções como estratégias válidas, e para tanto devemos pesquisar entre os clientes as oportunidades existentes, para que no momento da promoção a estratégia proposta seja direcionada para o aumento de clientes, divulgação de novos serviços/produtos ou demonstração de uma nova experiência.

A promoção e a redução de preço não devem ser as únicas alternativas para o negócio.

Estratégia competitiva para food service

Confiabilidade

Os clientes estão em busca de conhecer ambientes gastronômicos – o que comer, onde comer? Assim, a imagem do estabelecimento tornou-se uma das mais importantes estratégias no relacionamento e vínculo com o cliente.

Aliada a isso, a confiança se torna um poderoso instrumento entre cliente e estabelecimento, e também geram valor na percepção do cliente produtos e serviços que proporcionam lembranças de afeto e carinho.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

22 de Junho de 2021

Projeto promove o mapeamento do ecossistema local de inovação de Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

 

18 de Junho de 2021

Nem a crise segura o JK

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Sebrae RS Podcast 31/05/2021 11:15

Integrante do Conexão Pelotas, empreendedor se reinventa e cria novo espaço gastronômico

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: