Mais buscados: MEI credito SEI Boas praticas CONSULTORIA
Oscar José Fernandes Júnior
Consultor de negócios em Food Service
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
O cenário gastronômico gaúcho e as novas estratégias para bares e restaurantes dividem opiniões entre empresários, críticos e profissionais da área. No momento atual, enquanto alguns aguardam notícias de recuperação econômica e o retorno de um consumo interno desenfreado, outros estão considerando e implantando boas estratégias competitivas que os diferenciem no seu público-alvo, adaptando-as no negócio e não apenas no preço de venda dos produtos e serviços.
O dilema do preço de venda
A satisfação dos clientes e a velocidade em que ocorrem as mudanças sugerem às micro e pequenas empresas reverem o comportamento estratégico e posicionamento em relação ao caminho por elas definido para se tornarem econômico-financeiramente viáveis. Nesse contexto, a maestria no preço de venda está em identificar a satisfação do cliente com foco no atendimento, cardápio adaptado ao público-alvo, ambientes com arquitetura e design, serviços identificados com a proposta gastronômica, análise profissional de custos e processos de produção, além da comunicação interativa diversa.
Percepção do cliente e as promoções
Um dos desafios da alimentação fora do lar é levar o produto ou serviço a um grau de harmonia entre o valor percebido e custo-benefício da experiência vivida.
Um negócio com estratégia competitiva e sustentável economicamente cria uma proposta de valor oferecida ao cliente que seja capaz de alterar a percepção entre o caro e barato. Contudo, podemos considerar as promoções como estratégias válidas, e para tanto devemos pesquisar entre os clientes as oportunidades existentes, para que no momento da promoção a estratégia proposta seja direcionada para o aumento de clientes, divulgação de novos serviços/produtos ou demonstração de uma nova experiência.
A promoção e a redução de preço não devem ser as únicas alternativas para o negócio.
Confiabilidade
Os clientes estão em busca de conhecer ambientes gastronômicos – o que comer, onde comer? Assim, a imagem do estabelecimento tornou-se uma das mais importantes estratégias no relacionamento e vínculo com o cliente.
Aliada a isso, a confiança se torna um poderoso instrumento entre cliente e estabelecimento, e também geram valor na percepção do cliente produtos e serviços que proporcionam lembranças de afeto e carinho.
Veja Mais
Tendências
Você sabe como as tendências de consumo impactam a produção de alimentos e bebidas?
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.