Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mei credito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Alimentos e Bebidas

Diferenciação

Estratégia competitiva para food service

05/06/18
Oscar José Fernandes Júnior

Oscar José Fernandes Júnior

Consultor de negócios em Food Service

COMPARTILHE
A satisfação dos clientes e a velocidade em que ocorrem as mudanças sugerem às micro e pequenas empresas reverem o comportamento estratégico e posicionamento em relação ao caminho por elas definido

O cenário gastronômico gaúcho e as novas estratégias para bares e restaurantes dividem opiniões entre empresários, críticos e profissionais da área. No momento atual, enquanto alguns aguardam notícias de recuperação econômica e o retorno de um consumo interno desenfreado, outros estão considerando e implantando boas estratégias competitivas que os diferenciem no seu público-alvo, adaptando-as no negócio e não apenas no preço de venda dos produtos e serviços.

O dilema do preço de venda

A satisfação dos clientes e a velocidade em que ocorrem as mudanças sugerem às micro e pequenas empresas reverem o comportamento estratégico e posicionamento em relação ao caminho por elas definido para se tornarem econômico-financeiramente viáveis. Nesse contexto, a maestria no preço de venda está em identificar a satisfação do cliente com foco no atendimento, cardápio adaptado ao público-alvo, ambientes com arquitetura e design, serviços identificados com a proposta gastronômica, análise profissional de custos e processos de produção, além da comunicação interativa diversa.

Percepção do cliente e as promoções

Um dos desafios da alimentação fora do lar é levar o produto ou serviço a um grau de harmonia entre o valor percebido e custo-benefício da experiência vivida.

Um negócio com estratégia competitiva e sustentável economicamente cria uma proposta de valor oferecida ao cliente que seja capaz de alterar a percepção entre o caro e barato. Contudo, podemos considerar as promoções como estratégias válidas, e para tanto devemos pesquisar entre os clientes as oportunidades existentes, para que no momento da promoção a estratégia proposta seja direcionada para o aumento de clientes, divulgação de novos serviços/produtos ou demonstração de uma nova experiência.

A promoção e a redução de preço não devem ser as únicas alternativas para o negócio.

Estratégia competitiva para food service

Confiabilidade

Os clientes estão em busca de conhecer ambientes gastronômicos – o que comer, onde comer? Assim, a imagem do estabelecimento tornou-se uma das mais importantes estratégias no relacionamento e vínculo com o cliente.

Aliada a isso, a confiança se torna um poderoso instrumento entre cliente e estabelecimento, e também geram valor na percepção do cliente produtos e serviços que proporcionam lembranças de afeto e carinho.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Alimentos e Bebidas

Tendências

Será o fim da gourmetização?

Alimentos e Bebidas

Tendências

Quais são os seus planos para 2019?

Notícias

23 de Janeiro de 2019

Projeto de Saúde em Pelotas produz primeiros resultados

SAIBA MAIS

 

22 de Janeiro de 2019

“Conseguimos reduzir 3 mil reais nas despesas mensais”, diz sócia da Jacuhy

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/01/2019 18:07

Sebrae-RS cria projeto focado em inovar empresas de varejo

Sebrae RS Podcast 14/01/2019 17:44

Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE-RS tem novo presidente

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: