Mais buscados: MEi credito Sei boas Praticas Consultoria
Roger Scherer Klafke
Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS
O mercado de alimentos e bebidas premium possui uma variedade de produtos e serviços com alto valor agregado, ou seja, são itens com diferencial reconhecido pelo seu cliente. Para os consumidores, os principais atrativos do setor são prazer, saúde, bem-estar, conveniência e ética. É o que mostra uma pesquisa realizada em 2012 pela XTC World Consultoria.
Uma porta de entrada para este mercado pode ser a análise do cenário em que se pretende atuar. Especializada em chocolates e cervejas especiais, a loja Agridoce surgiu a partir da análise do mercado local: “Ela surgiu em 2015, em Santa Cruz do Sul (RS). Eu já era um entusiasta das cervejas especiais e tinha dificuldade em encontrar esses produtos na cidade”, conta Gelson Rohloff, sócio do estabelecimento. Para ele, saber o perfil do cliente é essencial para investir no ramo: “Estar bem informado sobre os produtos é fundamental na hora do atendimento”.
Assim como a Agridoce, a cervejaria Irmãos Ferraro surgiu como um hobby e, conforme os fundadores sentiram vontade de empreender, foram atrás da formalização da empresa para entrarem no mercado de cervejas artesanais. Rodrigo Ferraro destaca a importância de buscar parcerias, inclusive da concorrência, para se destacar. “A nossa história é bem parecida com as das cervejarias artesanais (da Região Metropolitana), que começam em casa como hobby e aos poucos vão abrindo suas fábricas. Como estamos crescendo juntos, a competição só existe por estarmos no mesmo ponto de venda, mas a parceria entre os produtores é mais forte”, salienta.
Foi durante a gestação da filha Laura que Susana Zaman idealizou o Nutrimãe, clube de assinaturas com foco na alimentação saudável para a família. Neste modelo, os assinantes conhecem novidades que atendem a necessidades nutricionais e de praticidade, enquanto as marcas têm um canal direto com sua base de clientes. O clube funciona como um intermediário que faz curadoria de produtos selecionados, com o aval de nutricionistas. Para Susana, o principal desafio de um empreendimento digital é quebrar a barreira do consumidor brasileiro com esse formato. Entretanto, ela garante que os benefícios são ainda maiores: “É um modelo de negócio muito flexível, que permite uma previsibilidade da receita e de despesas, que diminui gastos desnecessários”, declara.
Apostar no mercado local e valorizar a experiência do consumidor são tendências apontadas por Gabriel Drumond, sócio do Mercado Brasco. Restaurantes com a proposta de casual dining – intermediários entre o fast food e restaurantes mais elaborados – são boas apostas para tempos de crise. “As pessoas cortaram gastos maiores, mas ainda se ‘dão presentes’ em forma de comida, que é mais barato”, diz Drumond.
Quer saber Mais?
Acesse a Palestra Online – Experiência de consumo. Como oferecer a melhor
Veja Mais
Tendências
Você sabe como as tendências de consumo impactam a produção de alimentos e bebidas?
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.