Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei MEI credito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Alimentos e Bebidas

Gestão

Os desafios constantes da rotina fundamental do negócio

31/01/19
Maria Julia Ledur Alles

Maria Julia Ledur Alles

Coordenadora Técnica do Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas

COMPARTILHE
Esta rotina deve ser aprimorada com o uso inteligente dos recursos e o fomento de uma mentalidade genuinamente produtiva

Diariamente somos envolvidos por muitos conceitos novos no mundo dos negócios. Inovação, aceleração, startups, IoT, bitcoin, economia do compartilhamento e empreendedorismo social são alguns deles. Para permanecer no mercado é necessário estar atento a todos os movimentos que surgem – o conhecimento das tendências é fundamental para manter o negócio vivo, de uma forma dinâmica e possível de sempre ser aprimorado.

Mas não é possível desconectar da rotina diária do negócio, aquela rotina fundamental, que permeia todas as operações produtivas e que precisa ser entendida e dominada. Esta rotina deve ser aprimorada constantemente, com o uso inteligente dos recursos disponíveis e o fomento de uma mentalidade genuinamente produtiva. Em um mercado cada vez mais aquecido e diversificado, com novos players e novas propostas nascendo a todo momento, definitivamente não há mais espaço para processos permeados de desperdícios.

Fluxos eficientes na rotina fundamental 

Buscar fluxos de processo mais enxutos, com redução de perdas, é uma das propostas de atendimento do Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas. Desperdícios variados, como tempo, produto intermediário ou final, deslocamento e conhecimento, não podem ter espaço em operações onde o retorno financeiro muitas vezes se decide após a segunda casa decimal. As consultorias em manufatura enxuta avaliam os processos de modo a manter as etapas que agregam valor ao produto sobre a ótica do cliente, buscando maior qualidade e menor custo.

É fundamental que cada processo da empresa seja questionado e repensado. É um trabalho árduo, que costumamos adiar com a desculpa do “sempre funcionou assim”. Mas contar com a sorte definitivamente não é uma boa estratégia para permanecer competitivo. O que realmente traz ganhos é o trabalho com esforço, colaborativo e focado em resultados. Conhecer o cenário atual, com dados e informações verídicas, e saber o que se quer conquistar, dentro de um universo factível, são premissas que marcam uma caminhada de sucesso.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Alimentos e Bebidas

Inteligência artificial

Cozinha do futuro: comida caseira com auxílio virtual e robôs?

Alimentos e Bebidas

Mercado potencial

Oportunidades de negócios no turismo gastronômico

Alimentos e Bebidas

Tendências

Será o fim da gourmetização?

Notícias

21 de Fevereiro de 2019

Sebrae RS apresenta Mercopar 2019 durante reunião da CIC

SAIBA MAIS

 

21 de Fevereiro de 2019

InovAtiva está com inscrições abertas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 19/02/2019 11:33

Quatro MPEs de Pelotas e Rio Grande são selecionadas para Prêmio de Inovação

Sebrae RS Podcast 18/02/2019 12:23

Sebrae RS fará oficinas de degustação de vinhos, espumantes e sucos na Festa Nacional da Uva

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: