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Roger Scherer Klafke
Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS
O gosto por cozinhar, comer bem, descobrir novos sabores, aqueceu o mercado das bebidas e alimentos premium. Para se enquadrarem nesta categoria, eles devem possuir algum atributo que se destaque e seja valorizado aos olhos do consumidor. Confira abaixo algumas dicas:
Sensorialidade e prazer
Com o aumento da educação e da renda da população, o número de consumidores que adquirem produtos pelo prazer se expande. Procurar investir em produtos de culinária de regiões específicas é uma boa aposta para investir no mercado premium. Apostar em embalagens com design diferenciado também ajuda a aguçar a sensorialidade do comprador e pode ser um diferencial.
De acordo com o Brasil Food Trends 2020, participar de circuitos e polos gastronômicos para divulgar o produto são iniciativas que contribuem para a promoção da marca. Feiras e festas de gastronomia estão com a popularidade alta e são boas oportunidades para a divulgação daquela cerveja artesanal, ou de um caprichado hambúrguer feito com carnes nobres, por exemplo.
Buscar nestes eventos oferecer um serviço de qualidade também auxilia no aumento das vendas. “O cliente de cervejarias muito grandes nunca sabe quem é o dono da marca ou o cervejeiro. No mercado de cervejas artesanais, o cliente pode conhecer a fábrica, e em muitas feiras gastronômicas o próprio dono está servindo a cerveja para o cliente. Fora o produto de qualidade, isso é uma como uma força de venda é um diferencial”, explica Rodrigo Ferraro, da cervejaria Irmãos Ferraro.
Saudabilidade e bem-estar
A busca por alimentos premium para contribuir com bons hábitos alimentares também é tendência. Alimentos focados em dietas específicas, como macarrão para celíacos, ou iogurtes sem lactose, possuem alta margem de lucro e são muito procuradas por pessoas alérgicas ou por aquelas que querem seguir algumas dietas. Existem lojas e mercados focados somente nesses tipos de produtos. Grandes redes de supermercado também estão investindo nessas linhas.
Qualidade, confiabilidade e ética
Buscar por selos que garantem a integridade e a garantia de origem do produto dão credibilidade à marca. Consumidores mais conscientes tendem a procurar por produtos com qualidade comprovada. Procure em seu nicho quais são as certificações possíveis para seu produto. As empresas certificadoras emitem o selo para a marca após uma auditoria para verificar como os processos da feitura do produto são executados.
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