Mais buscados: MeI CREDITO sei boas praticas CONSULTORIA
Roger Scherer Klafke
Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS
Acredito que os acontecimentos envolvendo a paralisação dos caminhoneiros (em maio/junho deste ano) evidenciaram a dependência dos negócios em relação ao transporte rodoviário e, consecutivamente, aos combustíveis fósseis. E esse é um bom mote para voltarmos a falar sobre sustentabilidade, tema que na prática ainda é distante da maioria das micro e pequenas empresas de alimentos e bebidas. Para alguns empreendedores, a necessidade de as empresas manterem-se lucrativas e competitivas e a ideia de sustentabilidade são questões incompatíveis. Pesquisas mostram que a maioria dos executivos considera a sustentabilidade não uma oportunidade, mas um incômodo. Ultimamente, essas questões, que ficaram desalinhadas por muito tempo, parecem caminhar para a convergência por força principalmente dos consumidores.
Em mercados competitivos como o de alimentos e bebidas, buscar uma posição de vantagem em relação aos demais pode se tornar um fator-chave para o sucesso. Encontrar uma maneira de sofrer menos interferência dos concorrentes para colher melhores resultados tem sido a meta de muitos negócios. O termo “vantagem competitiva” foi cunhado por Michael Porter em 1985 para descrever como a escolha do ambiente competitivo ou a variedade de atividades desenvolvidas por uma organização desempenha papel fundamental na determinação de uma vantagem entre competidores. Sem dúvidas, a sustentabilidade pode ser uma das estratégias para se obter algum tipo de vantagem competitiva.
A questão central é como começar esse processo e que tipo de resultados ele pode gerar para o negócio. O aumento no custo dos insumos, impactando diretamente as finanças das empresas, tem se apresentado como um dos principais problemas na cadeia produtiva de alimentos e bebidas. Aprimorar a gestão de compras, recebimento, estocagem e manipulação dos alimentos, garantir melhorias na conservação dos produtos e buscar a redução drástica dos desperdícios podem ser um bom início no processo de busca pela sustentabilidade. Principalmente pelo potencial impacto financeiro que podem gerar e consequentemente pela melhoria nos fluxos e processos de trabalho.
Outras ações práticas que podem gerar vantagem competitiva e demais benefícios são a valorização de insumos regionais e a compra de produtos de fornecedores locais. Além de fortalecer relações na cadeia produtiva local, isso promove o desenvolvimento regional e ajuda a reduzir os custos de transporte e o impacto ambiental que este gera. Nos Estados Unidos, movimentos como o “farm-to-table” (do campo à mesa) e o “locavorismo” (adaptação do termo “locavorism” surgido nos EUA) pregam a valorização dos produtos locais e que o consumidor coma o que é produzido em um raio de até 150 km, garantindo assim o acesso a produtos mais frescos e saudáveis, beneficiando empreendedores e a economia local.
Além de todos esses aspectos abordados, outras ações simples como o uso de energias alternativas como a solar, o reaproveitamento de água da chuva e a reciclagem do lixo devem estar integradas na rotina e no planejamento das empresas, contribuindo com a sustentabilidade ambiental e com a tão sonhada vantagem em relação aos demais players do mercado.
Veja também:
Vídeo sobre Gestão Sustentável da Propriedade Rural – Clique aqui.
Veja Mais
Tendências
Você sabe como as tendências de consumo impactam a produção de alimentos e bebidas?
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.