Mais buscados: MEi credito SEI BOAS Praticas CONSULTORIA
Fabiano Nichele
Gerência Setorial do Agronegócio
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
O consumidor em geral ainda desconhece os benefícios do mel, isso ocorre por falta de informações e divulgações do produto ao consumidor. Podemos citar alguns benefícios, bem como valores energéticos, alimentares, terapêuticos e estéticos. Além disso, aquele consumidor que conhece o produto o utiliza apenas como medicamento (gripe, dor de garganta, por exemplo).
Por este motivo o Sebrae/NA realizou uma pesquisa para verificar o perfil dos consumidores, que apontou que a maior parte do consumo é feita na forma de medicamentos (61% dos entrevistados), enquanto 39% utilizam o produto como alimento. Outros fatores que influenciam decisão de compra do consumidor, também apresentados pela pesquisa, são a aparência de pureza do produto; as garantias, como, por exemplo, selos e carimbos de inspeção; a origem; a marca; a embalagem; e o preço de venda.
As possibilidades que os apicultores têm para se inserir no mercado interno são várias, e podemos aqui exemplificar duas bem relevantes:
No RS atualmente há 2 milhões de crianças no ensino fundamental da rede pública. Se houver a inclusão um sachê de 5g de mel na merenda escolar, isso geraria uma demanda de 1,8 mil ton/ano.
É um nicho de mercado que favorece os panificadores e os apicultores e ainda atende à demanda da população por alimentos saudáveis – pães, biscoitos, bolos, etc. Atualmente no RS existem 6.058 padarias e confeitarias. Se cada uma consumisse 5kg de mel, geraria uma demanda de 1,5 mil ton/ano.
Apenas nesses dois exemplos, 55% da produção do RS (que hoje é 6 mil ton/ano) já seriam consumidos.
O mercado interno apresenta outras possibilidades de geração de demanda pelo mel, como turismo, turismo rural, artesanato, espaços culinários, sacolas econômicas e redes de hoteleiras entre outras.
Pensando em aumentar o interesse pelo produto, o Sebrae, a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) e a Fundação Banco do Brasil desenvolveram a campanha “Meu Dia Pede Mel”. Seus atributos são mostrados de forma clara e informativa. A campanha atinge diferentes públicos consumidores, de diversas faixas etárias, com objetivos distintos, tais como nutrição, saúde, energia, beleza e sabor. Para complementar, a campanha criou a assinatura “Mel é alimento natural, bom para todo mundo a toda hora”.
Estimular o consumo do mel passa pela conscientização das organizações representativas dos apicultores de que ações coletivas proporcionam maior abrangência de consumidores, além de redução de custos para uma possível campanha institucional do produto e seus benefícios.
Veja Mais
Notícias
21 de Março de 2025Municípios atingidos pela enchente de 2024 discutem medidas para retomada da economia em evento promovido pelo Sebrae RS
SAIBA MAIS20 de Março de 2025
Encontro sobre Retomada Econômica em Bento Gonçalves Reúne Gestores Públicos da Região dos Vales
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Varejo do futuro, loja física e insights da NRF são destaques na nova temporada do Plano de Voo
Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.