Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI Mei Credito Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Apicultura

Consumo

Mercado interno de mel ainda é pouco explorado pelos apicultores gaúchos

20/11/18
Fabiano Nichele

Fabiano Nichele

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
O consumidor em geral ainda desconhece os benefícios do mel, isso ocorre por falta de informações e divulgações do produto ao consumidor

O consumidor em geral ainda desconhece os benefícios do mel, isso ocorre por falta de informações e divulgações do produto ao consumidor. Podemos citar alguns benefícios, bem como valores energéticos, alimentares, terapêuticos e estéticos. Além disso, aquele consumidor que conhece o produto o utiliza apenas como medicamento (gripe, dor de garganta, por exemplo).

Por este motivo o Sebrae/NA realizou uma pesquisa para verificar o perfil dos consumidores, que apontou que a maior parte do consumo é feita na forma de medicamentos (61% dos entrevistados), enquanto 39% utilizam o produto como alimento. Outros fatores que influenciam decisão de compra do consumidor, também apresentados pela pesquisa, são a aparência de pureza do produto; as garantias, como, por exemplo, selos e carimbos de inspeção; a origem; a marca; a embalagem; e o preço de venda.

As possibilidades que os apicultores têm para se inserir no mercado interno são várias, e podemos aqui exemplificar duas bem relevantes:

Merenda escolar

No RS atualmente há 2 milhões de crianças no ensino fundamental da rede pública. Se houver a inclusão um sachê de 5g de mel na merenda escolar, isso geraria uma demanda de 1,8 mil ton/ano.

Panificação

É um nicho de mercado que favorece os panificadores e os apicultores e ainda atende à demanda da população por alimentos saudáveis – pães, biscoitos, bolos, etc. Atualmente no RS existem 6.058 padarias e confeitarias. Se cada uma consumisse 5kg de mel, geraria uma demanda de 1,5 mil ton/ano.

Apenas nesses dois exemplos, 55% da produção do RS (que hoje é 6 mil ton/ano) já seriam consumidos.

Outras possibilidades

O mercado interno apresenta outras possibilidades de geração de demanda pelo mel, como turismo, turismo rural, artesanato, espaços culinários, sacolas econômicas e redes de hoteleiras entre outras.

Meu Dia Pede Mel

Pensando em aumentar o interesse pelo produto, o Sebrae, a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) e a Fundação Banco do Brasil desenvolveram a campanha “Meu Dia Pede Mel”. Seus atributos são mostrados de forma clara e informativa. A campanha atinge diferentes públicos consumidores, de diversas faixas etárias, com objetivos distintos, tais como nutrição, saúde, energia, beleza e sabor. Para complementar, a campanha criou a assinatura “Mel é alimento natural, bom para todo mundo a toda hora”.

Estimular o consumo do mel passa pela conscientização das organizações representativas dos apicultores de que ações coletivas proporcionam maior abrangência de consumidores, além de redução de custos para uma possível campanha institucional do produto e seus benefícios.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

22 de Fevereiro de 2019

Sebrae RS e FIERGS juntos na Mercopar 2019

SAIBA MAIS

 

22 de Fevereiro de 2019

Lojistas têm oportunidade de qualificar seus negócios

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/02/2019 17:50

Estão abertas as inscrições para o Programa AGIR 2019

Sebrae RS Podcast 19/02/2019 11:33

Quatro MPEs de Pelotas e Rio Grande são selecionadas para Prêmio de Inovação

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: