Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI crEdito sei boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Apicultura

Consumo

Mercado interno de mel ainda é pouco explorado pelos apicultores gaúchos

atualizado em: 20/11/18
Fabiano Nichele

Fabiano Nichele

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
O consumidor em geral ainda desconhece os benefícios do mel, isso ocorre por falta de informações e divulgações do produto ao consumidor

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

O consumidor em geral ainda desconhece os benefícios do mel, isso ocorre por falta de informações e divulgações do produto ao consumidor. Podemos citar alguns benefícios, bem como valores energéticos, alimentares, terapêuticos e estéticos. Além disso, aquele consumidor que conhece o produto o utiliza apenas como medicamento (gripe, dor de garganta, por exemplo).

Por este motivo o Sebrae/NA realizou uma pesquisa para verificar o perfil dos consumidores, que apontou que a maior parte do consumo é feita na forma de medicamentos (61% dos entrevistados), enquanto 39% utilizam o produto como alimento. Outros fatores que influenciam decisão de compra do consumidor, também apresentados pela pesquisa, são a aparência de pureza do produto; as garantias, como, por exemplo, selos e carimbos de inspeção; a origem; a marca; a embalagem; e o preço de venda.

As possibilidades que os apicultores têm para se inserir no mercado interno são várias, e podemos aqui exemplificar duas bem relevantes:

Merenda escolar

No RS atualmente há 2 milhões de crianças no ensino fundamental da rede pública. Se houver a inclusão um sachê de 5g de mel na merenda escolar, isso geraria uma demanda de 1,8 mil ton/ano.

Panificação

É um nicho de mercado que favorece os panificadores e os apicultores e ainda atende à demanda da população por alimentos saudáveis – pães, biscoitos, bolos, etc. Atualmente no RS existem 6.058 padarias e confeitarias. Se cada uma consumisse 5kg de mel, geraria uma demanda de 1,5 mil ton/ano.

Apenas nesses dois exemplos, 55% da produção do RS (que hoje é 6 mil ton/ano) já seriam consumidos.

Outras possibilidades

O mercado interno apresenta outras possibilidades de geração de demanda pelo mel, como turismo, turismo rural, artesanato, espaços culinários, sacolas econômicas e redes de hoteleiras entre outras.

Meu Dia Pede Mel

Pensando em aumentar o interesse pelo produto, o Sebrae, a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) e a Fundação Banco do Brasil desenvolveram a campanha “Meu Dia Pede Mel”. Seus atributos são mostrados de forma clara e informativa. A campanha atinge diferentes públicos consumidores, de diversas faixas etárias, com objetivos distintos, tais como nutrição, saúde, energia, beleza e sabor. Para complementar, a campanha criou a assinatura “Mel é alimento natural, bom para todo mundo a toda hora”.

Estimular o consumo do mel passa pela conscientização das organizações representativas dos apicultores de que ações coletivas proporcionam maior abrangência de consumidores, além de redução de custos para uma possível campanha institucional do produto e seus benefícios.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

23 de Abril de 2024

Educadores de Encruzilhada do Sul exploram inovação educacional na Escola Comunitária Aldeia Lumiar

SAIBA MAIS

 

23 de Abril de 2024

Sebrae promove capacitações sobre a nova Lei de Licitações Públicas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: