Mais buscados: Mei CREDITO SEI boas praticas CONSULTORIA
Fabiano Nichele
Gerência Setorial do Agronegócio
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
O produto mel é o mais explorado pela apicultura mundial. Todos nós sabemos que o Brasil apresenta características especiais de flora e clima que, aliados à presença da abelha africanizada, lhe conferem um potencial fabuloso para a atividade apícola, ainda pouco explorado pelos apicultores brasileiros.
Atualmente as tecnologias estão cada vez mais disponíveis para todos os setores, inclusive para os apicultores, e nos dias de hoje não é necessário um alto investimento para aquisição de um aplicativo, muitos desses são disponibilizados de forma gratuita. Podemos dizer que ficou mais fácil controlar a gestão do negócio, ou seja, agilizar e facilitar as tarefas do dia a dia, reunir as informações, acompanhar a rotina e gerar relatórios. Claro que não é só baixar e utilizar esses aplicativos. É necessário que o apicultor busque capacitação para ter o domínio técnico dessas ferramentas para assim ter o entendimento de como funciona e quais as informações deseja obter.
Exemplo de novas tecnologias a serviço do apicultor, o projeto desenvolvido pela Mind The Bees é um aplicativo que permite o registro pelo smartphone de informações do campo ao entreposto, denominado “Caderno do Apicultor”.
Outro exemplo vem da Associação Brasileira de Estudo da Abelha (A.B.E.L.H.A), do Centro de Referência em Informação Ambiental (Cria) e da MD Educação Ambiental, que lançaram um aplicativo de georreferenciamento (localização do apiário) para apicultura e meio ambiente, permitindo que o próprio apicultor consiga realizar esta atividade. Além disso, esta ferramenta possibilita a identificação da melhor área para alocar o apiário e mostra qual a vegetação existente. Isso ajuda o apicultor por meio de um planejamento mais assertivo dos seus apiários. Atualmente o aplicativo está disponível somente para as associações paulistas de apicultores, mas a intenção da A.B.E.L.H.A. e dos parceiros é ampliar para outras regiões do Brasil.
A transformação da cadeia apícola está diretamente ligada à sua profissionalização, ou seja, encarar a atividade como um negócio, buscando novas tecnologias, gerenciamento e canais de comercialização.
A estratégia do Programa Juntos para Competir (Farsul, Senar e Sebrae) é contribuir com a estruturação da cadeia produtiva apícola, proporcionando o aprimoramento dos processos produtivos e as relações comerciais que primam pela agregação de valor do mel e de seus subprodutos.
Confira o vídeo apresentado por especialista, que aborda a temática de Ambiente de Produção. | Confira o vídeo apresentado por especialista, que aborda a temática de Mercado. |
Veja Mais
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.