Mais buscados: MEI CREDITO sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Roberto Grecellé
Coordenador estadual de pecuária de corte do SEBRAE RS.
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
Estamos na primavera, passamos pelo período eleitoral. Agora rumamos para o final do ano. O último trimestre do ano é sempre marcado por uma fase de celebrações, encerramentos e fechamento de ciclos. O brasileiro (e de forma ainda mais frequente, o gaúcho) tem por hábito realizar essas celebrações ao redor de uma mesa com generosas porções de carne. Churrasco é família, é amigos, é lazer e muita descontração. Portanto, tem tudo a ver com o verão.
Com o findar da época das baixas temperaturas e de muita umidade (típicas de outono/inverno do Sul do País), inicia-se a época do ano em que o convite é celebrar e ficar ao ar livre. Nossos instintos mais primitivos nos remetem à natureza e aos ambientes externos. Para a grande maioria, programas a céu aberto são um convite tentador para fazer um assado e simplesmente curtir. É nesta época que os churrascos se intensificam.
Churrasco de qualidade
Seja na praia, no campo ou na serra, todos esses momentos pedem carne de qualidade. Muito além da refeição servida, a riqueza da atmosfera desses atos se torna ainda mais nobre se temperada com o “conteúdo” extra dessa carne, sua origem, história produtiva, seus diferenciais.
Dos dois lados, há oportunidades gigantescas de conexões e muito aprendizado. Pelo lado do consumidor é a hora de querer saber mais, perguntar, se informar sobre a história desse produto. Pelo lado do produtor, a oportunidade única de contato com aquele que é o grande regente da cadeia da carne bovina: o consumidor final.
Amigo consumidor, você sabe de onde vem a carne que está consumindo? Amigo produtor, você tem consciência de todos esses momentos e sabe do nível de satisfação com a carne ofertada?
Pergunta recorrente, sempre oportuna, é: “amigo pecuarista, você conhece o final do seu trabalho?”
Uma grande parte dos produtores já está alerta para esse encadeamento e as riquíssimas oportunidades. Eles entendem que todo seu trabalho, empenho e dedicação, passando pelos processos administrativos, econômicos e produtivos, com muito zelo no manejo com os seus rebanhos, é que dá origem a uma carne de alta qualidade.
Dessa forma, fica a mensagem para que o produtor: acompanhe de perto todos os movimentos e lembre-se de que não só aqueles churrascos que acontecem ao seu redor são os mais importantes. Na verdade, o desafio é bem maior. Olhe para o mercado, pesquise, converse com pessoas (preferencialmente com aquelas menos habituais no seu convívio) em busca de novas informações para o seu negócio.
O desafio de todos os envolvidos na cadeia da carne é que cada momento desses seja único. A responsabilidade é a de que cada pedaço de carne que chegue à mesa carregue consigo o melhor da qualidade extraída dos campos do Rio Grande do Sul e do saber fazer da sua gente.
Aproveite, está aberta a temporada de churrascos 2018 / 2019.
Veja Mais
Processo
A cria na pecuária de corte: segurança e estabilidade, desde que haja eficiência
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.