Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEI CREDITO Consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Pecuária de Corte

Inovação

O ‘AgroTech’ do boi em 3 atos

08/08/18
Roberto Grecellé

Roberto Grecellé

Coordenador estadual de pecuária de corte do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
Pessoas de todas as partes do País reunidas para se informar, conhecer exemplos e discutir quais contribuições a inovação tecnológica tem pra dar

No inicio do mês de junho, na cidade de São Paulo, aconteceu a segunda edição do AgroTech Conference (CLIQUE AQUI), evento organizado pelo segundo ano consecutivo pela StartSe. Na pauta, o papel da inovação tecnológica dentro do agronegócio. Mil pessoas de todas as partes do País reunidas para se informar, conhecer exemplos e discutir quais contribuições a inovação tecnológica tem pra dar e o que já esta em campo, alavancando o setor de produção de alimentos. E o Sebrae RS estava lá, “antenado” nas possibilidades de avanço para pecuária de corte e outros importantes setores do agronegócio.

Muitas novidades, muita tendência e, sobretudo, muita coisa real que já está no dia a dia do agro Brasil. Destaque para três fatos de impacto:

Ato 1

A inteligência artificial fará parte do dia a dia da cadeia da carne bovina. Computadores, máquinas e implementos serão formatados e “treinados” para colaborar com as operações diárias. Fonte e fruto desse trabalho, posicionados no centro dessa temática, está o uso de dados. Entendedores dizem que “dados são o novo petróleo” e que, portanto, valerão muito.

Ato 2

Até aqui a grande contribuição da tecnologia se deu na evolução da produtividade. Agora chegou a vez de a inovação tecnológica contribuir para a cruzada da comercialização. E isso representa muitas possibilidades. Nesse formato, operações comerciais passam a ser 24 horas diárias, sem fronteiras físicas e territoriais, e estão sempre acessíveis a todos.

Ato 3

Se o campo é dinâmico, produtos e serviços prestados também devem ser assim. Portanto, muito do que está sendo formatado de tecnologia para as propriedades rurais visa o monitoramento em tempo real do que está acontecendo, piquete a piquete, animal por animal. Afinal de contas, em tempos de competitividade, não é mais possível trabalhar com perdas por ineficiência dos processos.

O 'AgroTech' do boi em 3 atos 1

Seja dentro das fazendas, na logística, nos processos fabris, na distribuição ou no elo da comercialização, o fato é que a inovação tecnológica veio para ficar e para facilitar a vida do produtor rural e de todos os seus parceiros de cadeia produtiva. Cabe a cada um analisar o seu negócio e identificar oportunidades de adoção, de forma a ter, dia a dia, negócios sustentáveis, competitivos e modernos. Pensem nisso.

Na edição deste ano havia um número expressivo de produtores, mas ainda pequeno diante do contexto nacional. Normal, sim. Em qualquer novo movimento ou surgimento de macrotendência, existem aqueles que saem na frente, experimentam e protagonizam a mudança. Fica a dica e a oportunidade de participar desse e de outros eventos dessa natureza, afinal de contas, o futuro do setor passa pela inovação tecnológica, onde eventos com pautas desse contexto tendem a se transformar nos principais redutos de produtores, técnicos do agro, especialistas high tech e outras tantas mentes iluminadas que, juntas, já estão construindo a próxima onda da pecuária de corte.

 

Veja também:

Vídeo – Bovinocultura de Corte – Infraestrutura

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Pecuária de Corte

Produtividade

Um choque de inovação

Notícias

13 de Agosto de 2018

Produtores de orgânicos do RS prospectam mercado em Brasília

SAIBA MAIS

 

13 de Agosto de 2018

Mercopar é divulgada em Panambi e Bento Gonçalves

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 10/08/2018 16:33

Sebrae leva opções de crédito a Soledade, Ibirubá e Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 09/08/2018 17:07

Pais empreendedores contam suas experiências

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: