Mais buscados: MEI credito Sei boas praticas CONSULTORIA
Roberto Grecellé
Coordenador estadual de pecuária de corte do SEBRAE RS.
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
A literatura traz incontáveis conceitos sobre o que é planejamento. Com algumas variações e peculiaridades, todos se encontram debruçados sobre uma mesma base – a organização.
A maneira sintética como Peter Drucker define o ato de planejar talvez seja o mais apropriado para utilizar nesse momento: “Planejamento é preparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável”. Acho fantástica essa definição; bastante objetiva.
Para um administrador a coisa mais óbvia que existe é o ato de planejar. É um dos pilares da administração. Os mais fanáticos defendem que tudo deve ser planejado, já os moderados, que apenas o necessário deve constar nesse exercício. Não nos detenhamos a isso. O que em primeira análise importa é se planejar.
Olhando para a empresa rural (denominemos de agora em diante, assim, a propriedade rural) percebe-se uma ausência total dessa ferramenta administrativa. Salvo exceções, boa parte das propriedades é um barco à deriva, sem o leme para guiar os seus caminhos. A maioria dos produtores rurais trabalha de acordo com o andamento rotineiro das suas atividades, brigando constantemente contra o tempo e os esquecimentos. Esse não é um bom caminho.
As razões para adotarmos o planejamento em nosso negócio são muitas: não ficar à mercê do acaso, minimizar riscos e maximizar chances, otimizar a alocação de recursos, dimensionar investimentos, se preparar para períodos críticos e orientar o comportamento da equipe; assim, o planejamento compromete as pessoas. Outro bom motivo é aquele de ordem pessoal e familiar, afinal de contas, nem só de trabalho vive o homem. Precisamos nos divertir, termos momentos de lazer e cultura, nos capacitar ou simplesmente ficar sem fazer nada. Nessa ótica, a sobra de tempo denota eficiência. Aproveite essas migalhas para fazer o que bem entender.
Ao montar um planejamento é indispensável conhecer os objetivos da empresa e estabelecer os pontos que realmente influenciam nos resultados desejados.
Hoje já existem inúmero métodos no mercado, dos mais simples aos mais complexos. Sem querer diminuir da importância de nenhum deste, uma boa forma de o produtor começar é utilizando de papel e caneta: são infalíveis. A simplicidade dessa dupla permite esboçar com clareza o passo-a-passo da ferramenta. Uma vez estruturado, é sempre conveniente e profissional colocarmos isso em um formato eletrônico para termos sempre ao alcance dos nossos olhos, a fim de monitorarmos as atividades rotineiras do nosso negócio.
Para finalizar, gostaria de compartilhar algumas dicas:
Se você e/ou a sua empresa não possuem planejamento, mude. Elabore o seu próprio modelo o mais rápido possível. Busque respaldo técnico.
Planejar requer atitude e comprometimento. Planeje o seu negócio para poder se planejar. Experimente, ainda dá tempo.
Veja Mais
Processo
A cria na pecuária de corte: segurança e estabilidade, desde que haja eficiência
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.