Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEI credito CONSULTORIA Boas praticas

Loading SEBRAE

Economia Criativa

Crescer desenvolvendo

Como ter escala e replicabilidade em negócios de impacto social de sucesso?

21/02/17
Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Coordenador Estadual de Franquias e Redes Cooperação do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Se o modelo de negócio for muito restritivo e sem possibilidades de adaptações, há grande chances de não ser escalável e nem replicável

Além de se propor a resolver um problema social de populações de baixa renda, os negócios de impacto social precisam apresentar as possibilidades de serem escaláveis e replicáveis. A escalabilidade significa que o negócio está preparado para crescer. Já a replicabilidade quer dizer que o modelo de trabalho tem condições se ser instalado em outros cenários com facilidade e bom desempenho.

O coordenador de projetos de aceleração da Artemisia Fábio Sato explica que muito do necessário para atingir esses pontos está relacionado com a personalidade dos empreendedores responsáveis pelo projeto. Fatores como organização, padronização e busca de parceiros e de novas tecnologias são essenciais.

– É necessário estar sempre numa postura de buscar soluções escaláveis – pontua Sato.

Para atingir a escalabilidade o projeto da empresa deve ter sido desenhado de forma consistente, prevendo que os recursos podem não estar disponíveis em outros ambientes. Ele cita o fato de que não é fácil, por exemplo, tirar uma empresa do Sul do Brasil e instalá-la no Nordeste. Questões como clima, geopolítica, regulamentações e hábitos de consumo precisam ser levados em conta. Se o modelo de negócio for muito restritivo e sem possibilidades de adaptações, há grande chances de não ser escalável e nem replicável.

76_1213_gcomgind_economiacriativa_impactosocialescala_840x415

Uma dica que pode ajudar os empreendedores é acertar muito bem o modelo de negócio. Testar exaustivamente as ideias propostas e ir reajustando o modelo de negócio são alguns dos passos mais importante antes de sair replicando o formato da empresa.

– O desafio de escalar é grande, mas é preciso lembrar que, infelizmente, no Brasil ainda temos muitos problemas sociais. São muitos os campos de atuação possíveis e que precisam ser explorados. – salienta.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

17 de Julho de 2018

Estande Coletivo do RS vende quase R$ 2,5 milhões na estreia da Francal

SAIBA MAIS

 

17 de Julho de 2018

O primeiro emprego é nas MPEs

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 18/07/2018 09:58

Sebrae realiza seminário sobre Junta Digital em Lagoa Vermelha

Sebrae RS Podcast 17/07/2018 18:29

Sebrae em Pelotas promove a Sessão de Crédito para micro e pequenas empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: