Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito Sei boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Economia Criativa

Pensando o futuro

Conheça algumas tendências de mercado e consumo na Economia Criativa

atualizado em: 28/03/17
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A possibilidade de permanência de crise econômica por mais alguns anos no Brasil também fortalece a importância do setor de forma estratégica.

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

A Economia Criativa já se estabeleceu como um setor de relevância estratégica para o Brasil. Algumas tendências, como uma maior conexão entre diversos ramos do conhecimento têm sido valorizadas pelo mercado. Os profissionais da área cada vez mais têm feito intersecções entre suas áreas de atuação e os ramos do design, publicidade e produção audiovisual, o que mostra a importância de continuar investindo em formações cada vez mais multidisciplinares.

A possibilidade de permanência de crise econômica por mais alguns anos no Brasil também fortalece a importância do setor de forma estratégica. Ela já demonstrou ter sido a menos impactada pela crise de 2013 a 2015 de acordo com o relatório Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil do Sistema Firjan, se comparado com os outros ramos da economia. As áreas de consumo e tecnologia, em especial, podem continuar desempenhando um papel importante na contratação de funcionários e geração de renda. Produtos relacionados à Internet das Coisas, impressão 3D e dispositivos tecnológicos vestíveis, os wearables, como óculos inteligentes e dispositivos que acompanham sinais vitais para a prática de esportes são alguns exemplos das novidades que movimentam o setor.

69_1215_gcomgind_economiacriativa_tendenciasmercado_840x415
Na área de consumo, mídias e cultural, é possível notar o esforço para que os conhecimentos especializados sejam traduzidos de forma mais simples para os clientes por meio do fortalecimento da marca e geração de conteúdo próprio em redes sociais. Já no campo da Tecnologia da Informação e Biotecnologia, os altos índices de empregabilidade dos profissionais têm forte chance de se manter, um resultado da inserção cada vez mais rápida dos elementos tecnológicos nas rotinas das pessoas. De acordo com a Firjan, os técnicos da área tiveram um aumento nos índices de contratação em uma média de 6% nos últimos dois anos, enquanto vários outros setores tiveram decréscimos.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Sebrae presente na 16ª Semana do Empreendedor em Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: