Mais buscados: mei Credito sei Boas praticas consultoria
Amanda Paim
Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS
Economia criativa é o nome que se dá aos modelos de negócios que têm como base a produção intelectual e artística para gerar produtos com valor econômico. Moda, artesanato, fotografia e design são algumas das atividades que se encaixam nessa categoria. Ela é uma área que naturalmente se conecta com diversos conhecimentos.
Pense em uma produção musical, por exemplo. Além dos artistas que compuseram e gravaram a música, para que ela chegue nas pessoas é preciso divulgação, transporte dos trabalhadores, empresas de produção de eventos para a montagem dos shows, entre tantas outras demandas. Agora, pensando o tema fora das conexões mais básicas, existe um grande potencial de inovação quando os artistas e criativos conseguem conectar seu trabalho com outros setores na criação do produto principal.
A área da tecnologia, que também faz parte da economia criativa, é bastante desafiadora quando associada a outros setores. A popularização das impressoras 3D, que constroem em resina objetos desenhados no computador, por exemplo, pode fazer com que a moda e a movelaria se reconfigurem. Já pensou como seria poder baixar um modelo de roupa e imprimi-la em casa? Ou fazer o download do projeto de uma cadeira, alterar alguns detalhes por um software e gerar quantas cópias quiser do objeto? Esse cenário pode parecer coisa de ficção científica, mas está se tornando cada vez mais real, dependendo apenas de mais tempo para que máquinas que trabalhem com outros materiais sejam vendidas amplamente.
No âmbito de produção cultural, é possível pensar novas maneiras de elaborar um guia turístico conjugando a gastronomia e o trabalho de artistas locais. Setores mais ligados às ciência exatas, como a biotecnologia e o desenvolvimento experimental de pesquisas, podem aumentar muito o seu público se mesclarem suas práticas à produção audiovisual e de conteúdo na internet.
A economia criativa vem sendo encarada cada vez mais como estratégica para o Brasil, principalmente em cenários de crise, já que mais de 850 mil profissionais são empregados nesse ecossistema de acordo com um levantamento da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). Nesses momentos, pensar nas centenas de combinações possíveis dessa área pode fazer a diferença.
Veja Mais
Tendência
A percepção de impacto socioambiental modifica as formas de fazer negócio
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.