Mais buscados: MEi credito Sei boas praticas CONSULTORIA
Amanda Paim
Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS
A boa gestão é um elemento fundamental em qualquer negócio. Porém, quando lidamos com empreendimentos que tem a criatividade como base, é muito fácil deixar alguns princípios básicos de lado pensando que apenas o talento artístico pode garantir sucesso. Essa é uma situação comum tanto para profissionais independentes que se dedicam a atender projetos pontuais, quanto a grandes empresas com uma carteira de clientes já estabelecida.
Em alguns casos, o empreendedor acha que suas habilidades dão conta apenas do lado criativo do negócio. É importante se colocar à prova e procurar orientação para estabelecer uma organização eficiente. Com isso, o gestor ficará mais tranquilo para, por exemplo recolher as contribuições trabalhistas em dia, entender como vender para o governo, declarar seu imposto de renda sendo um Microempreendedor Individual (MEI) ou solicitar a emissão de um alvará.
Muito do medo dos artistas, designers, estilistas, roteiristas, escritores, publicitários e tantos outros profissionais da área é superestimado. Nem sempre lidar com números é aquele pesadelo todo. Algumas dedicadas tentativas podem ser o suficiente para gerar confiança. Uma boa opção é aproveitar os cursos, oficinas e consultorias disponibilizados pelo SEBRAE. Com eles, é possível entender melhor, desde a formação de preço, melhorar o modelo de negócio, conhecer tipos de créditos disponíveis, como lidar com fornecedores e até como renegociar dívidas.
Se caso a conclusão de que o empreendedor não lida bem com a gestão se confirmar, talvez seja a hora de contar com a ajuda de outros profissionais. Contadores e administradores de empresas podem se tornar os melhores amigos de quem procura estabelecer um negócio com criatividade. Mesmo assim, é extremamente necessário que o dono do empreendimento tenha o mínimo de noção sobre como os processos funcionam. O risco de perder o controle da situação ou de não conseguir dar o rumo que espera para o negócio é grande quando se abre mão de entender o panorama geral. Uma boa solução é procurar um sócio de confiança que tenha habilidades complementares.
Pensar a gestão em empreendimentos criativos é mais que uma preocupação com a formalidade das coisas. É a única forma de evitar que as pendências se transformem em bolas de neve de impostos, obrigações trabalhistas e com as instituições públicas. Com organização e criatividade é possível realizar um sonho e não colocá-lo em risco.
Veja Mais
Tendência
A percepção de impacto socioambiental modifica as formas de fazer negócio
Notícias
13 de Março de 2025Lajeado recebe Startup Day 2025 com foco em inovação no setor de alimentos
SAIBA MAIS13 de Março de 2025
Sebrae Noroeste impulsiona o empreendedorismo em Não-Me-Toque com o Programa Cidade Empreendedora
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.