Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI SEI credito consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Economia Criativa

Parcerias

Parcerias com outras empresas para otimizar os negócios

atualizado em: 02/06/21
Stéphano Amarante

Stéphano Amarante

Gestor de Projetos de E-commerce

COMPARTILHE
Não existe um modelo ideal de parceria, isso vai depender de qual é o objetivo e qual a solução que será resolvida.

Parceria pode ser sinônimo de sobrevivência em momentos de crise. Em tempos cada vez mais disputados, com diversas empresas atuando em segmentos semelhantes ou até iguais, a realização de parcerias deve ser foco estratégico, pois ajuda para alcançar objetivos de maneira mais veloz e assertiva.

Normalmente, parcerias acontecem entre empresas de um mesmo ramo, entretanto, em momentos tão conturbados como o que estamos passando no ano de 2021, muitas parcerias vêm acontecendo até entre concorrentes para a sobrevivência de alguns setores.

O conceito da palavra parceria pode ser definido como: Reunião de indivíduos para alcançar um objetivo comum e um dos fatores que contribuem para a geração de uma boa parceria é o networking (rede de contatos). Por isso, a empresa deve buscar um parceiro focando os olhares para aqueles que têm maior relação com o seu modelo de negócio e o seu propósito.

Em muitos casos na prospecção de realizar uma parceria, as empresas podem parecer desconectadas uma da outra, entretanto quando analisado com maior profundidade os respectivos modelos de negócios e atuação, entende-se que em algum momento na construção de produtos ou prestação de serviços elas terão que convergir para que ambas as partes tenham benefícios e que possam garantir uma parceria saudável.

Quando a empresa decide pela realização de uma parceria, é muito importante determinar que a mesma é igualmente vantajosa para ambas as partes, pois, isso valida uma possível parceria justa e com tendência a gerar bons frutos.

Não existe um modelo ideal de parceria, isso vai depender de qual é o objetivo e qual a solução que será resolvida. Por isso no momento de propor ou até quando receber uma proposta, a empresa deverá analisar alguns pontos cruciais como; a forma que será feita a entrega do produto/serviço; o modelo de contrato de parceria; as restrições; o tempo de vigência, dentre outros indicativos que podem beneficiar ou frustrar alguma das partes com o passar do tempo.

Sempre busque parceiros que complementem o seu negócio, que possuam uma ideologia parecida com a sua, que tenham referencias ou sejam confiáveis perante o mercado. Uma parceria malfeita, pode gerar problemas para ambos os lados, por isso é importante validar esse processo através de um contrato ou documento que esclareça o papel de cada parte e os detalhes da operação.

Muitas parcerias de sucesso ocorrem do decorrer de uma negociação bem-sucedida de compra e venda entre empresas. Esse primeiro passo gera confiança e convicção de que as empresas podem confiar umas nas outras e serem parceiras de longa data.

Com o objetivo de iniciar a construção de parcerias solidas, o Sebrae RS tem estimulado cada vez mais as empresas a participarem das Rodadas de Negócios. Essas rodadas, organizadas pelo Sebrae RS e parceiros, tem por objetivo aproximar a demandas das empresas, reunindo compradores e vendedores com o objetivo de realizar negócios.

Uma das principais rodadas de negócio no calendário do Sebrae RS, acontece em uma das maiores feiras de inovação e negócios da América Latina, a Mercopar (https://mercopar.com.br). A feira é exemplo de início de construções da base para futuramente acontecerem parcerias entre empresas, pois se concretizam muitos negócios entre os expositores e compradores, fator crucial para gerar confiança e consequentemente iniciar parcerias duradouras.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Junho de 2022

São Francisco de Paula adere ao Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

27 de Junho de 2022

Oito projetos gaúchos concorrem à etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/06/2022 18:06

Seja um Agente Local de Inovação do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 06/06/2022 15:18

Salão de Inovação leva conhecimento e troca de experiências à Fenadoce

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: