Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI sei CREDITO Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Economia Criativa

Parcerias

Parcerias com outras empresas para otimizar os negócios

atualizado em: 02/06/21
Stéphano Amarante

Stéphano Amarante

Gestor de Projetos de E-commerce

COMPARTILHE
Não existe um modelo ideal de parceria, isso vai depender de qual é o objetivo e qual a solução que será resolvida.

Parceria pode ser sinônimo de sobrevivência em momentos de crise. Em tempos cada vez mais disputados, com diversas empresas atuando em segmentos semelhantes ou até iguais, a realização de parcerias deve ser foco estratégico, pois ajuda para alcançar objetivos de maneira mais veloz e assertiva.

Normalmente, parcerias acontecem entre empresas de um mesmo ramo, entretanto, em momentos tão conturbados como o que estamos passando no ano de 2021, muitas parcerias vêm acontecendo até entre concorrentes para a sobrevivência de alguns setores.

O conceito da palavra parceria pode ser definido como: Reunião de indivíduos para alcançar um objetivo comum e um dos fatores que contribuem para a geração de uma boa parceria é o networking (rede de contatos). Por isso, a empresa deve buscar um parceiro focando os olhares para aqueles que têm maior relação com o seu modelo de negócio e o seu propósito.

Em muitos casos na prospecção de realizar uma parceria, as empresas podem parecer desconectadas uma da outra, entretanto quando analisado com maior profundidade os respectivos modelos de negócios e atuação, entende-se que em algum momento na construção de produtos ou prestação de serviços elas terão que convergir para que ambas as partes tenham benefícios e que possam garantir uma parceria saudável.

Quando a empresa decide pela realização de uma parceria, é muito importante determinar que a mesma é igualmente vantajosa para ambas as partes, pois, isso valida uma possível parceria justa e com tendência a gerar bons frutos.

Não existe um modelo ideal de parceria, isso vai depender de qual é o objetivo e qual a solução que será resolvida. Por isso no momento de propor ou até quando receber uma proposta, a empresa deverá analisar alguns pontos cruciais como; a forma que será feita a entrega do produto/serviço; o modelo de contrato de parceria; as restrições; o tempo de vigência, dentre outros indicativos que podem beneficiar ou frustrar alguma das partes com o passar do tempo.

Sempre busque parceiros que complementem o seu negócio, que possuam uma ideologia parecida com a sua, que tenham referencias ou sejam confiáveis perante o mercado. Uma parceria malfeita, pode gerar problemas para ambos os lados, por isso é importante validar esse processo através de um contrato ou documento que esclareça o papel de cada parte e os detalhes da operação.

Muitas parcerias de sucesso ocorrem do decorrer de uma negociação bem-sucedida de compra e venda entre empresas. Esse primeiro passo gera confiança e convicção de que as empresas podem confiar umas nas outras e serem parceiras de longa data.

Com o objetivo de iniciar a construção de parcerias solidas, o Sebrae RS tem estimulado cada vez mais as empresas a participarem das Rodadas de Negócios. Essas rodadas, organizadas pelo Sebrae RS e parceiros, tem por objetivo aproximar a demandas das empresas, reunindo compradores e vendedores com o objetivo de realizar negócios.

Uma das principais rodadas de negócio no calendário do Sebrae RS, acontece em uma das maiores feiras de inovação e negócios da América Latina, a Mercopar (https://mercopar.com.br). A feira é exemplo de início de construções da base para futuramente acontecerem parcerias entre empresas, pois se concretizam muitos negócios entre os expositores e compradores, fator crucial para gerar confiança e consequentemente iniciar parcerias duradouras.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Outubro de 2021

Feira do Empreendedor 2021 bate recorde de inscritos e gera R$ 9 milhões em negócios

SAIBA MAIS

 

27 de Outubro de 2021

Programa coloca Canguçu no mapa do empreendedorismo gaúcho

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2021 11:30

Seminário Internacional ConheCer está com as inscrições abertas

Sebrae RS Podcast 01/09/2021 18:00

Sebrae RS apresenta mais uma edição da batalha de startups, no Insight Sul

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: