Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEI CREDITO Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Economia Digital

Tendências

10 tecnologias estratégicas para 2019

atualizado em: 19/12/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Uma tendência tecnológica estratégica é aquilo que apresenta um potencial disruptivo e que está saindo de um estado emergente para um impacto e uso mais amplos

O Gartner divulgou em outubro de 2018, no seu simpósio anual em Orlando, as dez tecnologias estratégicas para 2019 que são oportunidades a serem exploradas pelas empresas. A consultoria define uma tendência tecnológica estratégica o que apresenta um potencial disruptivo e que está começando a sair de um estado emergente para um impacto e uso mais amplos, ou que está crescendo rapidamente com um alto grau de volatilidade e atingindo pontos de inflexão nos próximos cinco anos. Confira a lista:

1 – Coisas autônomas

Coisas autônomas, como robôs, drones e veículos autônomos, usam AI (IA na abreviação em português) para automatizar funções previamente executadas por humanos. Sua automação vai além da fornecida por modelos de programação rígidos – eles exploram a AI para fornecer comportamentos avançados que interagem mais naturalmente com o ambiente e com as pessoas.

Na medida em que as coisas autônomas proliferam, espera-se uma mudança das coisas inteligentes autônomas para um enxame de coisas inteligentes colaborativas, com múltiplos dispositivos trabalhando juntos, independentemente das pessoas ou com a contribuição humana. Até 2021, 10% dos veículos novos terão capacidade de condução autônoma, em comparação com o número inferior a 1% em 2017.

10 tecnologias estratégicas para 2019

2 – Analytics aumentado

O analytics aumentado concentra-se em uma área específica de inteligência aumentada, usando o machine learning para transformar como o conteúdo analítico é desenvolvido, consumido e compartilhado.

Os recursos analíticos aumentados avançarão rapidamente para a adoção principal, como um recurso importante de preparação e gerenciamento de dados, análise moderna, gerenciamento de processos de negócios, mineração de processos e plataformas de ciência de dados.

Insights automatizados de análises aumentadas também serão incorporados em aplicativos corporativos – por exemplo, os departamentos de RH, finanças, vendas, marketing, atendimento ao cliente, compras e gerenciamento de ativos – para otimizar as decisões e ações de todos os funcionários dentro de seu contexto, não apenas aqueles de analistas e cientistas de dados.

A análise aumentada automatiza o processo de preparação de dados, geração e visualização de insights, eliminando a necessidade de cientistas de dados profissionais em muitas situações. Até 2020, o número de cientistas de dados vai crescer cinco vezes mais rápido do que o número de cientistas de dados especializados.

3 – Desenvolvimento orientado por IA

O mercado está mudando rapidamente de uma abordagem em que os cientistas de dados profissionais devem se associar aos desenvolvedores de aplicativos para criar a maioria das soluções aprimoradas por IA para um modelo em que o desenvolvedor profissional possa operar sozinho usando modelos predefinidos como serviço. Isso fornece ao desenvolvedor um ecossistema de algoritmos e modelos de IA, bem como ferramentas de desenvolvimento adaptadas para integrar recursos e modelos de IA a uma solução.

Novas oportunidades para o desenvolvimento de aplicativos profissionais surgem à medida que a IA é aplicada ao próprio processo de desenvolvimento para automatizar várias funções de ciência de dados, desenvolvimento de aplicativos e testes. Em 2022, pelo menos 40% dos novos projetos de desenvolvimento de aplicativos terão codesenvolvedores de IA em suas equipes.

4 – Gêmeos digitais

Um gêmeo digital é uma representação digital de uma entidade ou sistema do mundo real. Até 2020, o Gartner estima que haverá mais de 20 bilhões de sensores conectados, e terminais e gêmeos digitais existirão para potencialmente bilhões de coisas.

As organizações irão implementar gêmeos digitais e evoluirão ao longo do tempo, melhorando sua capacidade de coletar e visualizar os dados corretos, aplicar as análises e regras e responder efetivamente aos objetivos de negócios.

5 – Borda habilitada

Em vez de criar uma nova arquitetura, a computação em nuvem e a computação de borda (edge computing) evoluirão como modelos complementares, com serviços em nuvem sendo gerenciados como um serviço centralizado executando não apenas em servidores centralizados, mas em servidores distribuídos no local e nos próprios dispositivos de borda.

6 – Experiência imersiva

As plataformas de conversação estão mudando a maneira como as pessoas interagem com o mundo digital. A realidade virtual (VR), a realidade aumentada (AR) e a realidade mista (MR) estão mudando a maneira pela qual as pessoas percebem o mundo digital. Essa mudança combinada nos modelos de percepção e interação leva à experiência imersiva do usuário no futuro. Até 2022, 70% das empresas estarão experimentando tecnologias imersivas para o mercado corporativo e de consumo. No entanto, apenas 25% delas já em produção.

7 – Blockchain

Blockchain promete remodelar as indústrias, trazendo confiança, fornecendo transparência e reduzindo o atrito entre os ecossistemas de negócios, potencialmente reduzindo os custos, diminuindo os tempos de liquidação das transações e melhorando o fluxo de caixa.

Hoje, a confiança é depositada em bancos, câmaras de compensação, governos e muitas outras instituições como autoridades centrais com a “versão única da verdade” mantida de forma segura em seus bancos de dados. O modelo de confiança centralizada adiciona atrasos e custos de fricção (comissões, taxas e o valor do dinheiro) às transações. O conceito de blockchain fornece um modo de confiança alternativo e elimina a necessidade de autoridades centrais em arbitragem de transações.

8 – Espaços inteligentes

O Gartner define espaços inteligentes como ambientes físicos ou digitais povoados por humanos e capacitados pela tecnologia, criando ecossistemas cada vez mais conectados, inteligentes e autônomos. Múltiplos elementos – incluindo pessoas, processos, serviços e coisas – se reúnem em um espaço inteligente para criar uma experiência mais imersiva, interativa e automatizada.

No longo prazo, os espaços inteligentes evoluirão para fornecer ambientes inteligentes nos quais várias entidades coordenam suas atividades em ecossistemas digitais e impulsionam casos de uso ou experiências de serviço específicas contextualizadas.

9 – Ética digital e privacidade

A ética e a privacidade digitais são preocupações crescentes para indivíduos, organizações e governos. As pessoas estão cada vez mais preocupadas sobre como suas informações pessoais estão sendo usadas por organizações nos setores público e privado, e a reação só aumentará para organizações que não estejam abordando proativamente essas preocupações.

Até 2021 as organizações que negligenciarem a proteção de privacidade pagarão 100% mais em custos de conformidade do que os concorrentes que investiram nas melhores práticas.

10 – Computação quântica

É um tipo de computação não-clássica que opera no estado quântico de partículas subatômicas (por exemplo, elétrons e íons) que representam informações como elementos denotados como bits quânticos (qubits). Os computadores quânticos se destacam nos problemas cuja complexidade impede uma abordagem tradicional ou onde algoritmos tradicionais levariam muito tempo para achar a solução.

Até 2023, 20% das organizações terá o orçamento para projetos de computação quântica em comparação com menos de 1% do que acontece hoje.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

19 de Julho de 2019

Sebrae Start tem três empresas vencedoras

SAIBA MAIS

 

18 de Julho de 2019

Sebrae RS oferece curso online sobre Marketing Digital

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 18/07/2019 17:00

Sebrae realiza curso para marketing digital com consultoria personalizada

Sebrae RS Podcast 17/07/2019 18:07

Abertas inscrições para seleção a imersão internacional para Feira Médica na Alemanha

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: