Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Sei Credito CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Economia Digital

Era da informação

A transformação digital do mercado edutech

atualizado em: 15/08/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Seja dentro ou fora das escolas e universidades, a tecnologia aplicada à educação veio para ficar

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

A velocidade dos avanços na era da informação acaba por influenciar todas as nossas atividades. E, dentro delas, uma das mais importantes é a educação. Com o aumento da competitividade e da procura por formações qualificadas, a demanda nesse setor vem crescendo e só pode ser preenchida por meio da tecnologia, fomentando assim o mercado “edutech”, ou seja, aquele formado por empresas e iniciativas que unem educação e tecnologia.

A última pesquisa TIC Educação (www.cetic.br/pesquisa/educacao/), de 2016, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), demonstrou que 96% das escolas brasileiras já estavam conectadas à internet e que 98% dos professores e 83% dos alunos dos estabelecimentos públicos haviam acessado a web nos três meses anteriores à pesquisa, sendo que no setor privado 100% dos professores e 84% dos alunos o haviam feito. Apesar disso, o estudo demonstrou que ainda há muito que se trabalhar, pois a internet era utilizada apenas para atividades simples, como exibições de aulas (50%), trabalhos escolares (54%) e pesquisas gerais (59%). Atividades interativas, como construção de apresentações de gráficos e planilhas (22%) ou games educacionais (31%) ainda eram pouco exploradas.

A transformação digital do mercado edutech

Seja dentro ou fora das escolas e universidades, a tecnologia aplicada na educação veio para ficar. Cursos a distância com uso de apresentações multimídia e vídeos ao vivo ou gravados já não são novidade para ninguém. Sistemas educacionais inteiros com base em aplicativos on e off-line em computadores e smartphones também estão despontando em diversos locais. Escolas procuram oferecer o que há de mais moderno em edutech, utilizando os recursos da tecnologia da informação e criando ambientes e salas específicos para mostrar que estão antenadas a essa tendência. Nesse campo, grandes empresas já atuam oferecendo recursos físicos e metodologias específicas para esse fim, mas as startups também vêm ganhando terreno, oferecendo serviços e produtos ligados à gestão escolar, gestão do aprendizado, ensinamento de códigos, desenvolvimento de comunidades de leitores, orientação vocacional, robótica, games, organização da trajetória educacional e muito mais. Com a rapidez desse tipo de negócio, as edutechs já somam 12% no mercado de startups no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

As oportunidades para quem quer investir nesse campo são vastas, a começar pela imensa necessidade que o País tem em qualificar melhor sua educação e ampliar o acesso a recursos para uma população que tem uma carência enorme em formação e informação de qualidade. Mas há um quesito para o qual é preciso ficar atento. Quando se fala em edutech logo vêm à mente recursos tecnológicos avançados. Mas, apesar de todo esse progresso, o conteúdo ainda é mais relevante do que a forma. Ou seja, o planejamento, a metodologia, o foco nos objetivos educacionais é que devem comandar o uso dos recursos tecnológicos – e não o contrário. Nesse sentido, o papel dos professores e educadores continua sendo essencial para modernizar essas metodologias e objetivos e conseguir mediar o uso da tecnologia junto aos estudantes.

Veja também:

Artigo – Empreendedorismo que transforma começa na escola

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

22 de Junho de 2021

Projeto promove o mapeamento do ecossistema local de inovação de Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

 

18 de Junho de 2021

Nem a crise segura o JK

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Sebrae RS Podcast 31/05/2021 11:15

Integrante do Conexão Pelotas, empreendedor se reinventa e cria novo espaço gastronômico

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: