Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Sei Credito CONSULTORIA BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Economia Digital

Tecnologia da Informação

O mercado de Tecnologia da Informação

atualizado em: 27/12/17
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A adoção de novas tecnologias é uma oportunidade de especialização para as empresas de TI

O mercado de TI no Brasil, incluindo hardware, software e serviços, teve um crescimento de 9,2% e movimentou US$ 60 Bilhões em 2015, segundo relatório anual da Associação Brasileira de Software. Este mercado representa 3,3% do PIB brasileiro e 2,7 dos investimentos de TI no mundo. O Brasil está na 7ª posição no ranking mundial de investimentos em TI e representa 45% do mercado de TI da América Latina.

Em relação ao número de empresas, segundo dados da RAIS, o Rio Grande do Sul tem 8.448 na cadeia de TI, o que representa 6,04% das empresas do país e responde por 26.882 empregos diretos no RS. Cerca de 80% das empresas e empregos estão concentrados na mesorregião metropolitana do Estado. Porto Alegre tem a maior média de salários mensais pagos no setor, cerca de R$ 19,7 milhões.

O perfil das empresas de TI no RS ainda é bem tradicional, com predominância do desenvolvimento de softwares de gestão – ERPs, o que nos indica a necessidade de reconfiguração destas empresas aliadas às principais tendências de mercado e novas tecnologias como internet das coisas, inteligência artificial, big data e realidade aumentada trazendo oportunidades de especialização das empresas de TI em nichos de mercado como educação, agronegócios, saúde e entretenimento, que hoje representam grandes potenciais de crescimento no RS e no país.

 

 

O setor de TI gera impacto direto nas mais diversas cadeias produtivas do Estado, induzindo melhorias e atuando como fonte permanente de inovação. Dessa forma, cria produtos, reorganiza processos, traz ganhos de competitividade, promove eficiência e traz experiências para os usuários e consumidores. Uma grande oportunidade de conexão entre as empresas de TI que detém tecnologias e os problemas reais dessas cadeias surgindo novos modelos de negócios inovadores e disruptivos.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

22 de Junho de 2021

Projeto promove o mapeamento do ecossistema local de inovação de Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

 

18 de Junho de 2021

Nem a crise segura o JK

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Sebrae RS Podcast 31/05/2021 11:15

Integrante do Conexão Pelotas, empreendedor se reinventa e cria novo espaço gastronômico

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: