Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI Credito sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Economia Digital

Tecnologia e inovação

O que aprender com o Vale do Silício

atualizado em: 02/05/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A busca por dinamismo e diferenciação tem sido uma máxima pretendida pelos novos empreendedores

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Abrigando os gigantes mundiais da tecnologia do momento, a região do Vale do Silício, na Califórnia, é conhecida como a Meca da inovação e do empreendedorismo. O local é ocupado por empresas ligadas à área de tecnologia e é considerado espelho para a criação de startups e novos negócios. A busca por dinamismo e diferenciação tem sido uma máxima pretendida pelos novos empreendedores. Uma das principais características que fazem das organizações do Silicon Valley um sucesso está ligada ao fomento da troca de informações e convivência multicultural. Mais de 30% dos moradores da região são estrangeiros, o que garante o compartilhamento plural de conhecimentos.

Organizadas em redes, o diferencial das cidades do Vale do Silício está na interação entre empresas, pesquisadores e investidores. Esse terreno fértil de inovação serve de incentivo para o melhoramento contínuo dos produtos e serviços prestados pelas empresas estabelecidas no local. Uma das diretrizes mais importantes praticadas pelos empreendedores de lá é focar no cliente e no diferencial do produto ou serviço oferecido. É preciso ter em mente que o consumidor busca praticidade e comodidade, ou seja, é vital ter criatividade na hora de elaborar uma oferta para que ela seja útil e atenda a uma necessidade do consumidor.

 

A percepção de urgência é cada vez mais intensa, portanto, um dos critérios compartilhados entre as empresas do Vale do Silício é seguir um planejamento estratégico que garanta agilidade na resolução dos problemas e na criação de novas soluções para os clientes. Diante da alta concorrência, é preciso superar as expectativas do público, ou seja, chegar até a propor a solução antes mesmo do problema ser detectado pelo público consumidor. A otimização do tempo é um ritual de muito valor para as empresas que atuam no ramo tecnológico na região.

Formar uma equipe heterogênea e comprometida também é importante para ampliar o compartilhamento de ideias e conhecimento. O recurso humano deve ser enxuto, afinal, a expansão de softwares e aparatos tecnológicos que automatizam e padronizam os processos desenvolvidos dentro das empresas tem facilitado a dinâmica da produção e assegurado economia de recursos e minimização de desperdícios. Valorizar os profissionais, proporcionando um ambiente de trabalho saudável e confortável, também contribui para um rendimento mais eficaz das empresas.

Crie metas alcançáveis, esteja sempre em contato direto com o consumidor e mude sempre que necessário. Esses são passos primordiais para seguir o sucesso das gigantes instaladas no Vale do Silício.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Novembro de 2024

Três iniciativas gaúchas são finalistas do Desafio Liga Jovem Sebrae

SAIBA MAIS

 

26 de Novembro de 2024

Sebrae RS participa da EuroTier 2024 em Hanover

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: