Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei SEI crEdito consultoria BOAS Praticas

Loading SEBRAE

Economia Digital

Cenários

Quais são as macrotendências mundiais para 2030?

atualizado em: 14/11/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Essas macrotendências moldarão a indústria e a sociedade e representam oportunidades para as empresas brasileiras

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgou oito macrotendências mundiais abordando os impactos das mudanças na estrutura da demanda mundial e quais são as oportunidades para o Brasil. Essas macrotendências moldarão a indústria e a sociedade e representam oportunidades para as empresas brasileiras crescerem. São elas:

1- Intensificação da demanda por alimentos

A demanda por alimentos aumentará ainda mais em função do crescimento da população (principalmente nos países mais vulneráveis) e aumento da renda. Nesse caso, há oportunidades para o Brasil observar o aumento da demanda mundial de alimentos, em especial através de tecnologias capazes de reduzir custos, e expandir as oportunidades de penetração dos produtos nacionais no exterior.

2 – Aumento da demanda por energia

O Brasil tem um dos maiores potenciais energéticos em fontes renováveis do mundo, está entre os dez maiores produtores de energia eólica do mundo e tem oportunidades para desenvolver tecnologias para geração e distribuição de energia renovável.

3 – Entretenimento e turismo

O crescimento da renda e as novas tecnologias permitirão maior tempo de lazer aos trabalhadores. Para o Brasil há oportunidades de crescimento em segmentos ligados ao turismo e economia criativa.

4 – Mudança no padrão de produção

O crescimento econômico demandará maior consumo energético, porém, a produção industrial será mais limpa. As restrições comerciais favorecerão o desenvolvimento tecnológico não poluente, havendo um crescimento de tecnologias de controle ambiental.

 

5 – Urbanização

O aumento da urbanização, em especial em áreas que estão crescendo rápido, trará oportunidades de utilização de tecnologias que darão origem a cidades inteligentes (Smart Cities).

6 – Infraestrutura

Modernização dos transportes, dos setores de energia e telecomunicações, melhorias na infraestrutura social e na educação. No Brasil a infraestrutura pode ser o principal driver de crescimento no curto e médio prazos, pois é imprescindível para o desenvolvimento das tecnologias da indústria 4.0.

7 – Envelhecimento

Com o envelhecimento da população, um novo perfil será determinante nas transformações da demanda mundial. Isso traz grandes oportunidades como novas tecnologias ligadas ao desenvolvimento de equipamentos médicos e hospitalares e atendimento a domicílio.

8 – Tensões geopolíticas

Turbulências políticas e econômicas mundiais recolocam a questão da segurança nacional abrindo espaço para a indústria da defesa e segurança com aumento dos gastos militares globais.

Saiba mais sobre as macrotendências AQUI.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

22 de Junho de 2021

Projeto promove o mapeamento do ecossistema local de inovação de Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

 

18 de Junho de 2021

Nem a crise segura o JK

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Sebrae RS Podcast 31/05/2021 11:15

Integrante do Conexão Pelotas, empreendedor se reinventa e cria novo espaço gastronômico

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: