Loading SEBRAE

Mais buscados: sei MEI Credito consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Economia Digital

Cenários

Quais são as macrotendências mundiais para 2030?

atualizado em: 14/11/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Essas macrotendências moldarão a indústria e a sociedade e representam oportunidades para as empresas brasileiras

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgou oito macrotendências mundiais abordando os impactos das mudanças na estrutura da demanda mundial e quais são as oportunidades para o Brasil. Essas macrotendências moldarão a indústria e a sociedade e representam oportunidades para as empresas brasileiras crescerem. São elas:

1- Intensificação da demanda por alimentos

A demanda por alimentos aumentará ainda mais em função do crescimento da população (principalmente nos países mais vulneráveis) e aumento da renda. Nesse caso, há oportunidades para o Brasil observar o aumento da demanda mundial de alimentos, em especial através de tecnologias capazes de reduzir custos, e expandir as oportunidades de penetração dos produtos nacionais no exterior.

2 – Aumento da demanda por energia

O Brasil tem um dos maiores potenciais energéticos em fontes renováveis do mundo, está entre os dez maiores produtores de energia eólica do mundo e tem oportunidades para desenvolver tecnologias para geração e distribuição de energia renovável.

3 – Entretenimento e turismo

O crescimento da renda e as novas tecnologias permitirão maior tempo de lazer aos trabalhadores. Para o Brasil há oportunidades de crescimento em segmentos ligados ao turismo e economia criativa.

4 – Mudança no padrão de produção

O crescimento econômico demandará maior consumo energético, porém, a produção industrial será mais limpa. As restrições comerciais favorecerão o desenvolvimento tecnológico não poluente, havendo um crescimento de tecnologias de controle ambiental.

5 – Urbanização

O aumento da urbanização, em especial em áreas que estão crescendo rápido, trará oportunidades de utilização de tecnologias que darão origem a cidades inteligentes (Smart Cities).

6 – Infraestrutura

Modernização dos transportes, dos setores de energia e telecomunicações, melhorias na infraestrutura social e na educação. No Brasil a infraestrutura pode ser o principal driver de crescimento no curto e médio prazos, pois é imprescindível para o desenvolvimento das tecnologias da indústria 4.0.

7 – Envelhecimento

Com o envelhecimento da população, um novo perfil será determinante nas transformações da demanda mundial. Isso traz grandes oportunidades como novas tecnologias ligadas ao desenvolvimento de equipamentos médicos e hospitalares e atendimento a domicílio.

8 – Tensões geopolíticas

Turbulências políticas e econômicas mundiais recolocam a questão da segurança nacional abrindo espaço para a indústria da defesa e segurança com aumento dos gastos militares globais.

Saiba mais sobre as macrotendências AQUI.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

16 de Julho de 2019

Próxima edição do Dito Efeito acontece em Porto Alegre

SAIBA MAIS

 

16 de Julho de 2019

Coopergov promove integração de planos de turismo na Costa Doce

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 11/07/2019 16:06

Sebrae RS lança novas soluções para programa Pratique com turmas gratuitas

Sebrae RS Podcast 10/07/2019 11:10

Projeto AgroInnovation aproxima produtores rurais de novas tecnologias e inovação

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: