Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei credito Sei Boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Energia

Startups

Oportunidades para Startups na área de energias renováveis

atualizado em: 29/11/17
Fabiano Cislaghi Dallacorte

Fabiano Cislaghi Dallacorte

Coordenador estadual do Metalmecânico e Energia do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
O setor de energia abre oportunidade para novas empresas de base tecnológica que podem criar um produto ou serviço escalável em um setor de alto impacto na sociedade

A cadeia de valor do setor de energias renováveis, com destaque para a solar fotovoltaica, compreende a cadeia de bens e de serviços. Compõem a cadeia de bens desde a fabricação das lâminas de silício, normalmente importados, até as estruturas de alumínio, aço e acrílico que integram uma placa fotovoltaica. A cadeia de serviços é composta por serviços de engenharia, instalação e manutenção dos equipamentos.

Essa cadeia de valor traz diversas oportunidades de crescimento para pequenas empresas. Mas, principalmente, abre oportunidade para novas empresas de base tecnológica que podem criar um produto ou serviço escalável em um setor de alto impacto na sociedade. Detalhamos a seguir lacunas e possibilidades para a concepção de startups na área de energia.

Startups focadas em novas tecnologias: o setor de energias renováveis depende basicamente de tecnologia, desde a criação de novos sistemas de geração de energia como novos métodos para aumentar a eficiência energética. O exemplo mais tangível a ser citado é o armazenamento de energia através de células de hidrogênio, porém existem oportunidades no desenvolvimento de novos materiais como vidros e acrílicos capazes de captar a luz do sol e tranformá-las em energia, para utilização em janelas e telhados transparentes. Novos materiais, com maior eficiência que os painéis solares tradicionais, também são uma tendência para novos negócios.

Startups focadas em novas aplicações a produtos de consumo: a geração de energia em sistemas remotos ainda não está solidificada em função dos altos custos com o armazenamento. Entretanto, aplicações que consomem a energia gerada instantaneamente são viáveis quando aplicadas a produtos de consumo, que estamos acostumados a utilizar. Vemos empresas alcançarem o sucesso inserindo sistemas de geração solar fotovoltaica em bombas de irrigação para a lavoura, em sensores de alagamento e em cercas elétricas móveis para o manejo do gado nas pastagens, por exemplo. Aliás, o agronegócio é um grande demandante de novas tecnologias para produtividade no campo utilizando a geração de energia por fontes renováveis.

Startups focadas em novos modelos de negócio: quando trazemos o tema de novos modelos de negócios em serviços, a temática relacionada à geração de energia renovável é sempre citada. A geração de condomínios solares com sistemas de consumo por cotas, geração compartilhada de energia como forma de investimento e serviços de assinatura de créditos de energia são grandes oportunidades pouco exploradas por empresas brasileiras.

Gostou do artigo? SAIBA MAIS

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

11 de Dezembro de 2024

Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18

SAIBA MAIS

 

11 de Dezembro de 2024

Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: