Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi crEdito SEI Boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Energia

Energia limpa

Editais e linhas de financiamento para energias renováveis

atualizado em: 10/01/17
Luis Guilherme Menezes

Luis Guilherme Menezes

Gerência Setorial da Indústria

COMPARTILHE
É importante que cada vez mais as instituições trabalhem em conjunto para que os financiadores percebam a importância dessa questão.

O setor de energias renováveis sofre com a carência de editais e linhas de financiamento. De acordo com o Coordenador do Programa de Energia Sustentável do SEBRAE RS, Guilherme Menezes, há um potencial de crescimento muito grande destas linhas pois a demanda tende a crescer bastante nos próximos anos.

Os principais fatores que fazem com que o setor não receba ainda tantos recursos são a sua relativa “juventude” e uma cadeia que ainda não está completamente organizada. Para os bancos, é necessário um certo nível de segurança para liberar crédito. As instituições financeiras necessitam perceber com clareza que os credores terão condições de pagar os empréstimos. Por isso, torna-se urgente que os governos invistam em políticas públicas para alavancar o setor – e que haja união dos interessados.

– É importante que cada vez mais as instituições trabalhem em conjunto para que os financiadores percebam a importância dessa questão – afirma Menezes.

61_1214_gcomgind_energia_energiasustentavelfinanciamento_840x415

Alguns bancos possuem linhas de financiamento para energias sustentáveis voltadas às pequenas empresas. O Sicredi, por exemplo, tem uma linha específica para o financiamento de energia solar, possibilitando a compra de recursos necessários à instalação dessas tecnologias para geração de eletricidade, como sistemas de montagem, inversores e placas de captação. Já o Santander, possui uma linha que possibilita o investimento na eficiência energética de equipamentos, possibilitando a geração de energia eólica e solar, o desenvolvimento de sistemas termicamente eficientes e substituição de lâmpadas e máquinas por outras que economizem energia. Já as grandes corporações podem buscar financiamento no Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), caso formatem os projetos de forma a utilizarem empresas menores para a prestação do serviço.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

04 de Dezembro de 2025

Sebrae RS articula Marau, Erechim e Passo Fundo em agenda estratégica de inovação

SAIBA MAIS

 

04 de Dezembro de 2025

9ª edição do Programa O Empreendedor reúne 30 empresas e apresenta resultados do ano em Estação/RS

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: