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Túlio Josué Pinheiro dos Santos
Coordenador Estadual de Franquias e Redes Cooperação do SEBRAE RS
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Diferentes estratégias e formatos de linha de pensamento podem trazer diferentes insights para a tomada de decisão na hora de expandir. Ansoff, como comentado no artigo anterior, determinou um modelo de como pensar nessas estratégias. Neste artigo, queremos demonstrar para você os diferentes meios e canais de expansão que podem ajudar no direcionamento operacional da estratégia. Ou seja, se a empresa pretende expandir e crescer, qual o melhor formato? Será franquias, filiais, aumento da estrutura física, licenciamento de produto, expansão vertical, comércio eletrônico?
Para entender um pouco sobre essas possibilidades, segue um breve detalhamento de algumas dessas estratégias de expansão:
• Expansão da estrutura física: diferente da estratégia de construir novas unidades/filiais, uma possibilidade de conseguir atender à demanda é aumentar a estrutura física da sua empresa. Adquirir a estrutura ao lado, contratar novos funcionários, aumentar o mix de produtos podem ser etapas necessárias após aumentar a estrutura física. Essa pode ser considerada o mais simples e comum dos meios de expansão;
• Filiais: típica estratégia de conseguir levar a marca para outros lugares e atender à demanda existente. É quando a empresa precisa conquistar novos mercados, inclusive da concorrência, e crescer. Trata-se de uma estratégia um pouco mais avançada que aumentar a estrutura física, pois deve considerar nova estrutura de empresa, logística, alinhamento de comunicação entre as unidades, sistematização, mão de obra e líderes capazes de atender os clientes, etc.;
• Licenciamento de produtos: as estratégias de licenciamento não deixam de ser uma forma da empresa ganhar visibilidade e expandir sua atuação no mercado. Mas também de estruturar parcerias com outras empresas sem gastar muito mais por isso. Esse formato acontece quando uma empresa cede parte dos seus os direitos de comercialização de um produto/serviços para outra empresa. É bom para quem cede, pois ganha maior visibilidade de marca. E é bom para quem está recebendo, pois consegue diversificar os produtos. O cuidado aqui é o como estão vendendo o seu produto;
• Franquias: por definição franquias é um modelo onde existe a figura do franqueador e do franqueado. Onde o franqueador é a entidade dona da empresa, que concede o direito da utilização da marca. O franqueado é a pessoa ou grupo que deseja abrir a franquia. Todas as condições são estabelecidas no contrato entre franqueador e franqueado. O franqueado investe algum dinheiro para ter o direito de usar o nome e os métodos do franqueador, aprendendo também com sua experiência. Uma empresa que deseja estruturar seu modelo de franquias deve estar preparada e estruturada, pois ceder os direitos da marca para um outro empresário pode trazer prejuízos se concedido a um mal gestor e se os direitos e deveres não forem bem explícitos e claros;
• Comércio eletrônico: possibilidade de expandir a empresa e ganhar mercado sem necessidade de ampliação de estrutura física. Formato inovador e que ganhou visibilidade com a chamada 4ª revolução industrial e o advento da internet. Através desse canal muitas empresas conseguem conquistar mais clientes e fazer uma venda facilitada e móvel. Existem inúmeros canais que podem ajudar uma empresa a se inserir nesse ecossistema: redes sociais, marketplaces e lojas on-line. O cuidado desse canal é de como gerir e aonde entregar seu produto/serviço para os clientes, fazer um bom atendimento e entrega rápida;
• Expansão vertical: trata-se de uma estratégia mais ousada, onde a empresa pretende ganhar uma fatia de mercado agregando sua marca em diversos setores da economia. Por exemplo, uma grande indústria que pretende atuar no comércio varejista, para vender seus produtos a consumidores ou se inserindo no comércio eletrônico para ganhar e entender os comportamentos de consumo. Uma abordagem mais complexa, pois a empresa vai atuar em um mercado diferente do seu e precisará de muito conhecimento para gerir a empresa e de pessoas capacitadas para ajudar nesse fluxo e migração.
Esses são alguns formatos existentes para expandir uma empresa e que pode auxiliar no direcionamento das estratégias empresariais. Mas antes deve-se analisar cuidadosamente qual o momento atual da empresa e se expandir seria uma boa saída. Entender o mercado e suas tendências e comportamento de consumo ajudam na escolha.
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