Mais buscados: Mei crEdito SEI Boas praticas consultoria
Marcia Ferran
Gerência de Soluções
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
O empreendedor decidido a abrir um negócio se vê diante de basicamente duas opções: começar do zero e fazer tudo por conta própria; ou comprar uma franquia. A primeira opção se apresenta como a mais difícil e arriscada, pois nela o empreendedor cria um novo negócio e percorre como iniciante todo o processo de desenvolvimento, desde a criação do nome e logotipo até a escolha de fornecedores e definição dos processos de atendimento. Muitas vezes até mesmo a burocracia junto aos órgãos públicos é uma novidade para quem está começando. E, concluído todo o processo de estudo, criação e montagem do novo negócio, ainda não há a garantia de que a receptividade do público-alvo será positiva.
Neste cenário, a segunda opção muitas vezes acaba sendo mais atraente para o empreendedor. O franchising, ou sistema de franquia, se apresenta como uma opção mais segura para quem se propõe a abrir um negócio, embora, claro, ressaltando que mesmo nesse sistema não há garantia de inexistência de riscos, pois estes são inerentes a qualquer tipo de empreendimento. A diminuição desses riscos no franchising se dá porque é um sistema em que o franqueado abre uma “cópia” de um negócio já existente, criado por um terceiro, o franqueador. Em tese, a franquia é a clonagem de um negócio que já obteve sucesso comercial e que foi colocado à disposição para ser replicado, de forma a se criar uma rede de estabelecimentos padronizados com a mesma marca, mas juridicamente independentes entre si.
O sucesso do novo negócio pode vir de ambas as formas, tanto de maneira independente como no sistema de franquia. Cabe ao empreendedor levar em consideração as vantagens e desvantagens de cada uma das opções na hora de fazer sua escolha. O resultado positivo de um negócio inovador é mais incerto, já que ele ainda não foi testado, e o tempo e esforço para alcançá-lo também tende a ser maior, pois o empreendedor estará sujeito a errar mais no caminho até encontrar a forma ideal. Segundo pesquisa da Rizzo Franchise, Dun & Bradstreet e Ifa, o percentual de mortalidade dos pequenos negócios ao final do primeiro ano é de 23%. Por outro lado, caso atinja o sucesso, o empresário desfrutará de todos os louros e terá total autonomia e liberdade na sua gestão.
Já ao optar por adquirir uma franquia, o empreendedor abrirá um negócio que segue um modelo que comprovadamente já deu certo, já possui marca conhecida no mercado e já tem todo um roteiro montado, e ainda será guiado e auxiliado durante todo o processo. O esforço se concentrará apenas em seguir regras e diretrizes já estabelecidas. Perde-se no quesito flexibilidade, mas ganha-se no quesito garantia, o que é comprovado pela mesma pesquisa citada anteriormente, que aponta que o percentual de mortalidade no segmento de franquias é de apenas 3%.
Mas a cautela sempre deve existir, até mesmo na aquisição de uma franquia bem sucedida. Para evitar problemas, é necessária uma prévia e profunda análise da marca franqueada, para garantir que o plano de negócio seja transparente e efetivo e para que seja escolhida uma que se encaixe no perfil do gestor, pois, como em toda parceria, o sucesso dependerá de muita dedicação de todos os envolvidos.
Veja Mais
Evento
Dados relevantes sobre o food service em franquias no primeiro dia da ABF Week
Negócios
Quer abrir uma franquia, mas não tem todo o dinheiro? Veja as opções
Mercado
Você é uma empresa de turismo? Saiba por onde começar no comércio online
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.