Mais buscados: MEi Credito Sei boas praticas CONSULTORIA
Dario Ruschel
Central do Franqueado
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
Conflitos são muito comuns em franquias devido à relação, geralmente duradoura, entre franqueador e franqueado. Em épocas de recessão econômica, há um sensível aumento no número de problemas entre franqueadores e franqueados. Isso porque é mais difícil alcançar os resultados esperados e a rede precisa estar muito bem alinhada, com o suporte e treinamento em dia, para satisfazer as expectativas dos empreendedores e investidores. A questão é: como lidar com os problemas de forma rápida e eficiente?
De acordo com um estudo recente sobre o Judiciário e a Economia feito pela Secretaria da Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça, os processos na justiça tradicional levam, em média, oito anos para serem concluídos. Ou seja, até um processo judicial ser encerrado, a franquia e a relação entre franqueado e franqueador já sofreram danos muitas vezes irreparáveis para a rede.
Pensando nisso, para evitar conflitos e gerenciar crises da melhor forma possível, é necessário que tanto franqueados, quanto franqueadores, tenham os devidos cuidados. Ter jogo de cintura, uma visão flexível de negócio e manter a calma são algumas das qualidades a serem desenvolvidas nesses momentos.
Caso os problemas acontecerem, existem algumas ferramentas que mediam gestões de crises judiciais envolvendo franquias. A câmara de arbitragem online Arbitranet é uma alternativa rápida e barata para as partes em conflito dentro da rede, sendo uma alternativa aos longos e demorados processos – os 8 anos viram 100 dias úteis.
Entretanto, os problemas não param aí. Conflitos por diferenças operacionais também existem com bastante frequência. Esses problemas ocorrem quando, por exemplo, o franqueado não atende os níveis de qualidade exigidos ou quando o franqueador não oferece suporte no desenvolvimento das atividades. Um sistema de gestão de franquia, garante que o franqueador tenha mais tempo para gerenciar as questões que realmente importam na sua rede. Isso porque a plataforma automatiza vários processos, como o envio de comunicados, pedidos e auditorias. O sistema também garante um acesso facilitado do franqueado com o franqueador, permitindo que o suporte seja mais eficiente.
Veja Mais
Evento
Dados relevantes sobre o food service em franquias no primeiro dia da ABF Week
Negócios
Quer abrir uma franquia, mas não tem todo o dinheiro? Veja as opções
Mercado
Você é uma empresa de turismo? Saiba por onde começar no comércio online
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.