Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI CRÉDITO Sei BOAS Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Franquias / Redes de Cooperação

Setor em ascensão

O novo turismo com a chegada do comércio eletrônico

atualizado em: 08/10/18
Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Coordenador Estadual de Franquias e Redes Cooperação do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A internet preencheu o setor com mais informações, revolucionou as organizações turísticas e criou formas de comercialização e divulgação dos produtos e serviços

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Turismo é o estudo do homem longe de seu local de residência, da indústria que satisfaz suas necessidades, e dos impactos que ambos, ele e a indústria, geram sobre os ambientes físico, econômico e sociocultural da área receptora (JAFARI apud BENI, 1998:38). É uma dinâmica que integra, de forma cadenciada e conjunta, a demanda para suprir determinadas necessidades e a oferta de soluções para resolver esses problemas. Esse resumo acima pode caracterizar um pouco o que é o turismo, e é um modelo que ainda permanece hoje, seja para desenvolver um novo roteiro turístico, seja para impulsionar uma região já consolidada.

Entretanto, antes de falarmos de dados e informações que impactam o comércio de turismo online, é importante entender como o comércio do turismo vem se modificando no mundo, como isso vem afetando a forma como as pessoas se comportam e os marcos que podem ser determinantes para o desenvolvimento dessa cadeia.

A concepção do turismo passou por diversos incrementos inovadores. Mas talvez possamos estabelecer duas grandes fases e classificá-las como marcos de um turismo mais clássico e um mais contemporâneo. O mais clássico, antes da década de 1950, caracterizado pelas grandes guerras, pelo desejo de contar as histórias e as conquistas, pelas influências mais fortes das culturas religiosas, pelo grand tour realizado por jovens da Inglaterra, pelo pouco acesso aos meios de comunicação como televisão e jornal, onde os meios de viagem não eram tão facilitados para a grande população, onde as pessoas possuíam somente o desejo de demonstrar para seus amigos e familiares as experiências de viagens, mas sem possibilidade de fazê-lo.

Grand Tour era o nome dado a uma tradicional viagem pela Europa, feita principalmente por jovens de classe-média alta. Com o tempo, o apelo do Grand Tour tornou-se grande a ponto de ser praticada pelos filhos das mais ricas famílias das colônias dos países Europeus. Dois bons exemplos disso são Simon Bolívar, que segundo consta teve a ideia de liderar o movimento pela independência das colônias da Espanha enquanto viajava pela Itália com seu tutor, e José de San Martin, que viajou por boa parte da Europa após terminar seus estudos e chegou a instalar-se por um tempo em Roma, um destino fundamental da Grand Tour.

Já o marco mais contemporâneo no setor é um pouco do que se observa hoje em dia, e veio após a década de 1950, com as grandes revoluções industriais, com o desenvolvimento e consolidação dos veículos automotores ajudando no deslocamento das pessoas, o avanço tecnológico melhorando os meios de locomoção, desenvolvimento de gravadores de vídeo e câmeras automáticas, consolidação da televisão, fitas cassetes, primeiros computadores e o surgimento da internet para globalizar a comunicação.

O novo turismo com a chegada do comércio eletrônico

Após a década de 50, esses fatores fizeram com que o turismo ganhasse mais exposição, maior disseminação e mais espaço na cabeça das pessoas. O advento da internet fez com que esse setor fosse preenchido com mais informações, revolucionou as organizações turísticas e criou formas de comercialização e divulgação dos produtos e serviços turísticos.

Com esses avanços, todos os setores foram positivamente impactados, inclusive o setor de turismo. Além disso, com maior acesso às informações o comportamento de consumo foi se modificando para o que temos hoje. Antes se compravam roteiros já pré-estabelecidos. Hoje, as pessoas criam sozinhas seus próprios destinos, de acordo com seus desejos.

Vendas online

Essa penetração do comércio eletrônico influenciou diretamente nas vendas brutas no setor de turismo. De acordo com os dados da Mapie, esse setor está aumentando e vai continuar crescendo nos próximos anos. Ou seja, as pessoas estão cada vez mais efetivando sua compra online, o que antes era feito presencialmente. Ainda, de acordo com a WTTC, estima-se que o setor de turismo total cresça 3,3% até 2027, chegando à contribuição total do setor na economia em 9,1% do PIB, o equivalente a US$ 212,1 bilhões.

Esse crescimento do turismo online vem transformando as formas de comercialização dos produtos turísticos e as empresas precisam ficar atentas a isso. Não somente pelo fato de ganhar novos canais de comunicação, mas também pelo aumento da concorrência e de novas plataformas de comercialização. Encontrar um diferencial é um bom começo para competir no mercado online.

Para saber mais sobre os números do turismo online, leia o artigo seguinte que aprofunda essas informações.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

11 de Dezembro de 2024

Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18

SAIBA MAIS

 

11 de Dezembro de 2024

Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: