Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei MEi credito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Franquias / Redes de Cooperação

Negócios

Quer abrir uma franquia, mas não tem todo o dinheiro? Veja as opções

28/01/19
Augusto Martinenco

Augusto Martinenco

Gerência de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros

COMPARTILHE
Primeiro, pense bem! Um pré-requisito para abrir uma empresa é ter parte significativa do recurso que precisará ser colocado no novo negócio

Franquia é um dos formatos de maior sucesso e é retratado na sua baixa taxa de mortalidade. Se você se interessa por isso e não possui todo recurso, o acesso a crédito pode te dar essa força. Mas primeiro, pense bem! Um pré-requisito para abrir uma empresa é ter parte significativa do recurso que precisará ser colocado no novo negócio. Não falo isso só pela exigência do franqueador, mas sim por começar a empresa com uma dívida e logo ter que pagar as parcelas (antes mesmo de se consolidar e gerar resultados). Não se trata só de analisar a taxa de juros e o prazo de pagamento. Avalie se a geração de caixa projetada será suficiente para pagar as parcelas e todo o resto.

Então, vamos ver quais são os recursos disponíveis e como acessá-los:

1º passo

Converse com a franqueadora e veja se ela permite que você financie a abertura da primeira unidade. Se a resposta for positiva, veja se ela possui parceria com alguma instituição financeira. Muitas franqueadoras possuem convênio com os bancos, tendo linhas de financiamento especiais e limites pré-aprovados.

2º passo

Os principais bancos possuem linhas de financiamento para franquias com condições diferenciadas. Com o apoio da franqueadora, o risco deste financiamento é menor, por isso as taxas de juros tendem a ser menores que o normal, e os prazos de pagamento e a carência são um pouco maiores. Algumas opções:

Banco do Brasil

https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/empresas/bb-simplifica/franquias#/

Bradesco

https://banco.bradesco/html/pessoajuridica/parcerias-e-oportunidades/franquias-e-negocios/index.shtm

Caixa Econômica Federal

http://www.caixa.gov.br/empresa/franquias/Paginas/default.aspx

Santander

https://www.santander.com.br/conta-pessoa-juridica/ofertas/franquias

3º passo

Você precisará apresentar garantias para obter o financiamento. O Sebrae possui o Fampe (Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas), que poderá ajudá-lo na composição de até 80% dessas garantias. Atualmente, Banco do Brasil, Bradesco e Santander aceitam o fundo de aval como garantia nas suas operações com franquias. Veja aqui os detalhes: Fampe

Se você chegou até aqui, imagino que avaliou o impacto do financiamento no seu negócio e analisou as principais ofertas do mercado, inclusive de garantias complementares. Agora, lembre-se de que existem outras opções para capitalizarmos um negócio:

  • Negociação com os fornecedores e com a franqueadora – principalmente no início, negocie com a franqueadora um prazo de carência e um pagamento parcelado da taxa de franquia e dos estoques iniciais.
  • Permutas e comodatos – se você tiver espaço, negocie com a franqueadora ou com os principais fornecedores a colocação de equipamentos, totens e gôndolas no formato de comodato. Busque a permuta de produtos e serviços com seus fornecedores para diminuir sua necessidade de capital de giro.

Para saber mais sobre as vantagens em custos, prazos, instalações, planejamento e independência do sistema de franquias acesse o nosso e-book “Como comprar uma franquia?

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Franquias / Redes de Cooperação

Mercado

Tendências que irão transformar o turismo online

Franquias / Redes de Cooperação

Crescimento

Conheça alguns canais de expansão para sua empresa

Notícias

21 de Fevereiro de 2019

Sebrae RS apresenta Mercopar 2019 durante reunião da CIC

SAIBA MAIS

 

21 de Fevereiro de 2019

InovAtiva está com inscrições abertas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 19/02/2019 11:33

Quatro MPEs de Pelotas e Rio Grande são selecionadas para Prêmio de Inovação

Sebrae RS Podcast 18/02/2019 12:23

Sebrae RS fará oficinas de degustação de vinhos, espumantes e sucos na Festa Nacional da Uva

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: