Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEi CRÉDITO CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Franquias / Redes de Cooperação

Negócios

Quer abrir uma franquia, mas não tem todo o dinheiro? Veja as opções

atualizado em: 28/01/19
Augusto Martinenco

Augusto Martinenco

Gerência de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros

COMPARTILHE
Primeiro, pense bem! Um pré-requisito para abrir uma empresa é ter parte significativa do recurso que precisará ser colocado no novo negócio

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Franquia é um dos formatos de maior sucesso e é retratado na sua baixa taxa de mortalidade. Se você se interessa por isso e não possui todo recurso, o acesso a crédito pode te dar essa força. Mas primeiro, pense bem! Um pré-requisito para abrir uma empresa é ter parte significativa do recurso que precisará ser colocado no novo negócio. Não falo isso só pela exigência do franqueador, mas sim por começar a empresa com uma dívida e logo ter que pagar as parcelas (antes mesmo de se consolidar e gerar resultados). Não se trata só de analisar a taxa de juros e o prazo de pagamento. Avalie se a geração de caixa projetada será suficiente para pagar as parcelas e todo o resto.

Então, vamos ver quais são os recursos disponíveis e como acessá-los:

1º passo

Converse com a franqueadora e veja se ela permite que você financie a abertura da primeira unidade. Se a resposta for positiva, veja se ela possui parceria com alguma instituição financeira. Muitas franqueadoras possuem convênio com os bancos, tendo linhas de financiamento especiais e limites pré-aprovados.

2º passo

Os principais bancos possuem linhas de financiamento para franquias com condições diferenciadas. Com o apoio da franqueadora, o risco deste financiamento é menor, por isso as taxas de juros tendem a ser menores que o normal, e os prazos de pagamento e a carência são um pouco maiores. Algumas opções:

Banco do Brasil

https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/empresas/bb-simplifica/franquias#/

Bradesco

https://banco.bradesco/html/pessoajuridica/parcerias-e-oportunidades/franquias-e-negocios/index.shtm

Caixa Econômica Federal

http://www.caixa.gov.br/empresa/franquias/Paginas/default.aspx

Santander

https://www.santander.com.br/conta-pessoa-juridica/ofertas/franquias

3º passo

Você precisará apresentar garantias para obter o financiamento. O Sebrae possui o Fampe (Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas), que poderá ajudá-lo na composição de até 80% dessas garantias. Atualmente, Banco do Brasil, Bradesco e Santander aceitam o fundo de aval como garantia nas suas operações com franquias. Veja aqui os detalhes: Fampe

Se você chegou até aqui, imagino que avaliou o impacto do financiamento no seu negócio e analisou as principais ofertas do mercado, inclusive de garantias complementares. Agora, lembre-se de que existem outras opções para capitalizarmos um negócio:

  • Negociação com os fornecedores e com a franqueadora – principalmente no início, negocie com a franqueadora um prazo de carência e um pagamento parcelado da taxa de franquia e dos estoques iniciais.
  • Permutas e comodatos – se você tiver espaço, negocie com a franqueadora ou com os principais fornecedores a colocação de equipamentos, totens e gôndolas no formato de comodato. Busque a permuta de produtos e serviços com seus fornecedores para diminuir sua necessidade de capital de giro.

Para saber mais sobre as vantagens em custos, prazos, instalações, planejamento e independência do sistema de franquias acesse o nosso e-book “Como comprar uma franquia?

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

21 de Outubro de 2019

Sebrae RS lança oito novas capacitações voltadas à educação básica

SAIBA MAIS

 

21 de Outubro de 2019

Mesa ao Vivo SP terá produtos gaúchos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/10/2019 14:34

Evento incentiva troca sobre métodos ágeis para gestores de empresa em Caxias do Sul

Sebrae RS Podcast 17/10/2019 12:24

Coworking é inovação da nova Unidade de Atendimento do Sebrae em Santo ngelo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: