Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei CREDITO SEI boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Redes de Cooperação

Competição

Redes de cooperação: um modelo ganha-ganha

atualizado em: 27/11/17
Lucas Silva de Lima

Lucas Silva de Lima

Gerência de Soluções

COMPARTILHE
As redes são, em sua essência, uma forma de mostrar às pessoas que não só de grandes empresas o mercado é feito.

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Vivemos em uma era em que as alianças entre pessoas – físicas e jurídicas – tornaram-se essenciais para o crescimento e o alcance de objetivos. A sociedade consiste em conexões, e são elas que possibilitam ampliar nossa visão de mundo e nossa perspectiva. Assim, o colaborativismo e o cooperativismo tomaram a cena no século 21, uma vez que se percebe que as trocas são essenciais e estratégicas para o crescimento.

No best-seller “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, o autor Stephen Covey frisa a importância do ganha-ganha como o quarto deles. Essa prática implica em benefício mútuo em todos os tipos de interações, propondo soluções mutuamente benéficas e satisfatórias. Nesse caso, ele afirma que não é necessário a perda ou exclusão de algo para que outra tome lugar, mas que a soma das forças oportuniza a aquisição de um objetivo de forma mais efetiva e ágil. A competição perde espaço e se propaga, dessa forma, o pensamento de que todos os lados podem sair “ganhando” quando trabalham juntos.

Pensando nessa proposta, podemos identificar um negócio que funciona com essa filosofia de ganha-ganha: as redes de cooperação. De forma prática, imagine como seria se a gráfica da esquina de sua casa deixasse de se preocupar tanto com a concorrência da outra gráfica a duas quadras e, em vez disso, chegasse a um acordo de que ambas poderiam reduzir custos ao efetuar as compras conjuntamente, por exemplo. Haveria mais chances de prosperarem e de superarem problemas que são comuns para as empresas do segmento. Esse é um modelo que se baseia no cooperativismo.

Ainda, a utilização da prática do ganha-ganha explicita que micro e pequenas empresas têm maiores chances de vencerem dificuldades e riscos de maneira mais eficiente se trabalharem juntas. Isso porque a união delas pode gerar valor competitivo frente a concorrentes de maior porte e aumentar a lucratividade de cada uma.

As vantagens de atuar em redes de cooperação são diversas e, inclusive, já falamos delas aqui (https://sebraers.com.br/franquias-cooperacao/redes-de-cooperacao-uniao-para-o-fortalecimento-das-empresas/). A verdade, no entanto, é que as redes são, em sua essência, uma forma de mostrar às pessoas que não só de grandes empresas o mercado é feito. Mas, sim, de empreendedores preparados para encarar os desafios e dispostos a se conectar com outras pessoas para superá-los.

 

Conheça outros artigos sobre Redes de Cooperação – Clique Aqui

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

07 de Janeiro de 2025

Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

06 de Janeiro de 2025

Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/12/2024 10:30

Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: