Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei credito Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Franquias

Integração

Um modelo impulsionador de cadeias produtivas

21/05/18
Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Coordenador Estadual de Franquias e Redes Cooperação do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Não basta apenas realizar um trabalho para melhoria do ambiente empresarial dessas empresas, como também trabalhar para ampliar e expandir elos das cadeias produtivas

Temos percebido que a atuação em cadeias produtivas é essencial para fortalecermos as empresas do Estado integrando elos e para impulsionar a economia e o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Entretanto, não basta apenas realizar um trabalho para melhoria do ambiente empresarial dessas empresas, como também trabalhar para ampliar e expandir elos das cadeias produtivas, ações que podem impactar toda a estrutura e a dinâmica da cadeia.

Expandir elos das cadeias produtivas pode trazer maior movimento de comercialização entre elos, agregação de maior riqueza para as empresas, geração de mais empregos para o Estado, distribuição de renda estre as famílias, aumento do consumo impactando outras cadeias produtivas e melhoria do bem-estar social. Nesse cenário as franquias podem ser um desses modelos. Imagine uma empresa do setor de vestuário que decide expandir sua empresa no formato de franquias. Ela não está apenas decidindo expandir sua atividade, mas sim alavancar toda a cadeia que envolve essa empresa, mesmo sem perceber.

Pense bem, uma empresa de vestuário necessita de insumos. Essencialmente roupas. Vamos focar apenas nesse elo da cadeia. Agora imagine que ela necessita de uma quantidade “X” para sua loja. Quando essa empresa decide expandir no formato de franquias e deseja manter os mesmos padrões preestabelecidos, é como se ela duplicasse a quantidade de insumos, nesse caso seriam “2X”. Com somente essa decisão, a empresa/marca/empresário(a) impacta em toda  cadeia em que ela está inserida, anterior e posterior, pois cria necessidades de insumos que serão supridas pela indústria de vestuário que fabrica as peças de roupas e que, por sua vez, tem necessidade de algodão, couro e outros itens produzidos e cultivados pelo agronegócio. Além disso, essa empresa criou empregos com a sua nova loja. Empregos que criam salários, consumo e que fazem a economia girar ainda mais.

Um modelo impulsionador de cadeias produtivas

A lógica pode parecer simples, e de fato é, mas não são somente esses itens citados que sofrem impactos. Existem inúmeros reflexos na cadeia produtiva e na vida de outras pessoas que são complexos de serem mensurados. Franquia pode parecer um modelo de expansão agressivo e dominador, mas estamos falando de negócio, e a maioria dos bons empreendedores deseja expandir sua empresa, crescer e ter uma marca reconhecida. O importante é ter em mente que empresas que optam por esse modelo de expansão levam consigo a cadeia que está inserida, e a capacidade de entidades e governos enxergarem esse movimento pode ser uma boa política de crescimento para o Estado e para o País, focando em cadeias produtivas fortes e que possuam vantagens comparativas.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Redes de Cooperação

Engajamento

Mídias sociais em prol do cooperativismo

Franquias / Redes de Cooperação

Conjuntura

O cenário do e-commerce brasileiro no mundo

Notícias

19 de Setembro de 2018

Sebrae RS seleciona empresas para Feira Medica, na Alemanha

SAIBA MAIS

 

19 de Setembro de 2018

Contos da Catedral: imersão em cultura e arte

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/09/2018 11:25

Rodada de Negócios reúne setor metalmecânico em Canoas

Sebrae RS Podcast 19/09/2018 17:00

Sebrae realiza semana temática de marketing e vendas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: