
Mais buscados: MeI credito Sei boas praticas CONSULTORIA

Pedro Brites Pascotini
Coordenador Estadual de Olivicultura e Grãos e sistemas integrados do SEBRAE RS
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
Todo solo de produção necessita de nutrientes para que a plantação se desenvolva de maneira saudável e eficaz. Para que esse evento aconteça, é preciso que o solo disponha de nutrientes para adubar essa plantação. Esse fenômeno é chamado de Ciclagem de Nutrientes, que nada mais é do que a contínua transferência de substâncias entre o solo e as plantas e vice-versa. Entende-se como parte do ciclo a inclusão daqueles elementos essenciais às plantas, como nitrogênio (N), fósforo (P), enxofre (S) e outros.
Com o surgimento do Sistema Integrado de Produção Agrícola, uma atividade em ascensão, que prevê a conservação dos recursos naturais, concentrando a atividade no uso do solo, é essencial que o produtor tenha total conhecimento da ciclagem, dos resíduos e dos fertilizantes para o uso eficiente do solo, aproveitando as diferentes fontes disponíveis para otimizar a produção. A modalidade é ideal, principalmente para a produção vegetal ou de grãos.
Em artigo publicado durante o III Encontro de Integração Lavoura-Pecuária no Sul do Brasil, professores e alunos da UFRGS disponibilizaram um estudo aprofundado sobre o movimento dos nutrientes entre os diversos compartimentos em sistemas que envolvem o solo, a planta e o animal. De acordo com a obra “Ciclagem de Nutrientes em Integração Lavoura-Pecuária”, assinada por Ibanor Anghinoni, Joice Mari Assmann, Amanda Posselt Martins, Sérgio Ely Costa e Paulo Cesar F. Carvalho, as pesquisas sobre o tema em sistemas integrados de produção agrícola no Sul do Brasil estão em franco progresso, porém são ainda incipientes e abordam o fluxo de nutrientes somente entre alguns dos compartimentos do sistema.
Segundo a publicação, os nutrientes presentes nos ecossistemas se movimentam entre os seus diversos compartimentos em ciclos denominados biogeoquímicos, estudados em uma ciência que trata da troca ou da circulação de matéria entre os componentes vivos e físico-químicos da biosfera. O componente biológico (bio) se relaciona aos organismos vivos interagindo no processo de síntese orgânica e decomposição das substâncias. Outro ponto relevante, de acordo com o estudo, é a percepção de que a entrada do animal no sistema de produção modifica as taxas e os fluxos, atuando como catalisador dos processos sistêmicos, reciclando o material orgânico e determinando uma nova dinâmica dos nutrientes entre os compartimentos do sistema.
Veja Mais
Notícias
05 de Dezembro de 2025Sebrae RS consolida protagonismo no ecossistema de inovação e impacta mais de 2 mil pessoas em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.