Mais buscados: MEi credito SEI Boas praticas consultoria
Andre Bordignon
Gerência Setorial do Agronegócio
Com a demanda do consumidor por qualidade e procedência dos alimentos, cresce também a necessidade de uma entrega de produtos de maior qualidade e menor risco sanitário. Foi com esse contexto que surgiram as Boas Práticas Agropecuárias (BPA), que consistem em um conjunto de normas e recomendações técnicas que promovem a segurança do produto final.
A aplicação da BPA não é destinado somente ao cultivo, envolvendo por exemplo respeito a normas trabalhistas. É fundamental que os trabalhadores possuam equipamento de proteção individual (EPI), principalmente na aplicação de defensivos, e que estejam capacitados para o manejo desses produtos. Registrar o trabalhador na Previdência Social, bem como dispor próximo ao local de trabalho de um telefone para emergências e banheiros limpos e em bom estado também, são outros exemplos de boas práticas para os trabalhadores agrícolas.
Quanto ao cultivo de hortaliças e afins, o agricultor deve plantar os alimentos em terrenos sem contaminantes químicos e longe de lixos e embalagens. É importante que a água que irriga o plantio esteja livre da contaminação, também. Outra recomendação é de que o produtor conheça os tipos de pragas e doenças que podem vir a ocorrer na área de cultivo e revise sempre possíveis fontes de contaminação de propriedades vizinhas.
Ao preparar o solo, é preciso, com apoio técnico, analisar o tipo e verificar se não há contaminantes. A posição do plantio com relação a áreas de criação de animais e a fossas assépticas, por exemplo, deve ser analisada, pois, caso as fezes do gado ou de outro animal se arrastem pela chuva para o terreno onde ocorre o plantio, pode ocorrer contaminação e até intoxicação alimentar pelo consumidor. Além disso, uso de agroquímicos só deve ser realizado com segurança e com produtos autorizados pelos órgãos nacionais competentes.
Estas são apenas algumas das práticas que o Programa Juntos para Competir, parceria entre FARSUL, SENAR-RS E SEBRAE RS, incentiva os produtores a adotar. O resultado é redução de riscos para o produtor e consumidor e melhoria da qualidade dos produtos. Em um ambiente de consumidores cada vez mais exigentes, a adoção ou não de BPAs pode ser a diferença entre sucesso ou fracasso do negócio.
Veja Mais
Notícias
29 de Novembro de 2024Santiago sedia Bate-Papo com a JucisRS sobre simplificação do registro de empresas
SAIBA MAIS29 de Novembro de 2024
Cidade empreendedora: Sebrae e Prefeitura Municipal realizam curso de Pregão Eletrônico em Sarandi
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.