Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei credito Sei boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Horticultura

Agronegócios

BPA: saiba o que são as boas práticas para o setor

atualizado em: 12/01/17
Andre Bordignon

Andre Bordignon

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
As BPAs incluem não somente cuidados no cultivo, mas também na relação com trabalhadores e no uso de equipamentos de segurança.

Com a demanda do consumidor por qualidade e procedência dos alimentos, cresce também a necessidade de uma entrega de produtos de maior qualidade e menor risco sanitário. Foi com esse contexto que surgiram as Boas Práticas Agropecuárias (BPA), que consistem em um conjunto de normas e recomendações técnicas que promovem a segurança do produto final.

A aplicação da BPA não é destinado somente ao cultivo, envolvendo por exemplo respeito a normas trabalhistas. É fundamental que os trabalhadores possuam equipamento de proteção individual (EPI), principalmente na aplicação de defensivos, e que estejam capacitados para o manejo desses produtos. Registrar o trabalhador na Previdência Social, bem como dispor próximo ao local de trabalho de um telefone para emergências e banheiros limpos e em bom estado também, são outros exemplos de boas práticas para os trabalhadores agrícolas.

110_cagro_horticultura-boas-praticas-do-setor_revisado_840x415

Quanto ao cultivo de hortaliças e afins, o agricultor deve plantar os alimentos em terrenos sem contaminantes químicos e longe de lixos e embalagens. É importante que a água que irriga o plantio esteja livre da contaminação, também. Outra recomendação é de que o produtor conheça os tipos de pragas e doenças que podem vir a ocorrer na área de cultivo e revise sempre possíveis fontes de contaminação de propriedades vizinhas.

Ao preparar o solo, é preciso, com apoio técnico, analisar o tipo e verificar se não há contaminantes. A posição do plantio com relação a áreas de criação de animais e a fossas assépticas, por exemplo, deve ser analisada, pois, caso as fezes do gado ou de outro animal se arrastem pela chuva para o terreno onde ocorre o plantio, pode ocorrer contaminação e até intoxicação alimentar pelo consumidor. Além disso, uso de agroquímicos só deve ser realizado com segurança e com produtos autorizados pelos órgãos nacionais competentes.

Estas são apenas algumas das práticas que o Programa Juntos para Competir, parceria entre FARSUL, SENAR-RS E SEBRAE RS, incentiva os produtores a adotar. O resultado é redução de riscos para o produtor e consumidor e melhoria da qualidade dos produtos. Em um ambiente de consumidores cada vez mais exigentes, a adoção ou não de BPAs pode ser a diferença entre sucesso ou fracasso do negócio.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

07 de Janeiro de 2025

Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

06 de Janeiro de 2025

Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/12/2024 10:30

Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: