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Andre Bordignon
Gerência Setorial do Agronegócio
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O tomate é uma das olerícolas de maior importância para o País, só fica atrás da batata em termos de consumo. Este fruto do tomateiro pertence à família das solanáceas e, além do alto consumo e dos valores nutricionais, se destaca pela produtividade e rentabilidade. Outro fator que contribui para o alto desempenho do tomate na economia é a grande diversidade de mercados que este produto pode atingir, pois existem variedades para consumo em saladas ou pratos sofisticados e variedades destinadas para a indústria de molhos.
A importância desta hortaliça desperta interesse de grandes empresas do agronegócio que investem em pesquisa de novos cultivares, tecnologias de produção, manejo de pragas e adubação. As inovações na produção de tomate são constantes, principalmente, no mercado do tomate de mesa. Uma dica é aproveitar a tendência do nicho de mercado gourmet e investir em variedades com sabores diferenciados, cores e formatos variados e com alto teor de °Brix, que garante um sabor mais adocicado.
Pensando na qualidade, produtividade e rentabilidade, a dica é investir na tecnologia da produção em ambiente protegido com irrigação. Esta cultura é muito suscetível ao ataque de pragas e doenças e muito sensível às intempéries climáticas, portanto, com a produção em estufa é possível reduzir os problemas com patógenos e evitar perdas e danos nos frutos.
Além da utilização da estufa, é importante acompanhar os avanços tecnológicos deste mercado que não para de evoluir em prol de uma maior produção e segurança para o produtor: telas antiafídeos para evitar as pragas, melhoramento genético e técnicas de enxertia para diminuir os problemas com doenças, sistema de irrigação por gotejamento para uma melhor eficiência no uso da água, uso de substratos inertes para evitar os patógenos de solo, sistemas de condução que favorecem a polinização e soluções nutritivas balanceadas que garantam a nutrição adequada para o melhor desempenho da variedade.
Como forma de se destacar no comércio, é necessário explorar as tendências de mercado dos “tomates especiais”, utilizar tecnologias de produção, investir em embalagens modernas e atrativas e escolher a variedade conforme o mercado para que se destina o produto.
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