Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei credito Consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Horticultura

Consumo Saudável

Valorização da alimentação saudável

21/08/17
Andre Bordignon

Andre Bordignon

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
As frutas e hortaliças in natura fazem parte do grupo 1 de alimentos do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde.

O consumo saudável é pauta de diversas campanhas publicitárias, que utilizam a Internet como meio para disseminar conceitos e conscientizar a população sobre a importância da alimentação saudável. As frutas e hortaliças in natura ou minimamente processadas fazem parte do grupo 1 de alimentos do Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, que recomenda uma dieta à base de alimentos frescos e nutritivos.
A onda fitness busca a qualidade de vida por meio de atividades físicas e hábitos saudáveis de alimentação, contribuindo muito para o aumento do consumo de hortifrutis. Apesar da crise econômica que o País está enfrentando, os produtores de frutas e hortaliças têm registrado um crescimento no volume de vendas deste segmento.
A popularidade da “gourmetização” tem estimulado o consumo de produtos locais, naturais e de alta qualidade, fortalecendo uma tendência que transforma refeições em experiências gastronômicas. O momento está muito favorável para novos cultivares com foco no sabor, e o produtor que estiver atento às novidades pode se diferenciar no mercado por oferecer variedades pouco conhecidas.

 

A cor, o sabor e o tamanho são os principais objetivos do melhoramento de plantas para adequar o produto ao consumidor. Hortaliças coloridas, exóticas e sabores diferenciados são alvo de chefs de cozinha na elaboração de novos pratos. Cultivar verduras menores é uma tendência deste segmento para acompanhar as mudanças no perfil do consumidor, onde as famílias estão diminuindo.
O Programa Juntos para Competir (parceria entre FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE RS), por meio de cursos, oficinas, consultorias e capacitações, está disseminando as tendências do segmento e contribuindo com os produtores rurais
de frutas e hortaliças para obter a qualidade e o alimento seguro que está sendo exigido pelo mercado consumidor.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

22 de Junho de 2018

Arte no espaço Ágape, em Pelotas

SAIBA MAIS

 

22 de Junho de 2018

Mercopar já está com 70% dos espaços reservados

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/06/2018 18:01

Inscrições abertas para o Startup RS Digital

Sebrae RS Podcast 19/06/2018 16:08

Lajeado terá evento sobre gerenciamento de atestados em empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: