Mais buscados: Mei crEdito sei boas praticas CONSULTORIA
Fabricio Carlson Magayevski
Sócio da FCM Consultoria
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
Um dos principais desafios que encontro de forma quase unânime entre micro e pequenos negócios – indústrias de todos os tipos, é: como sistematizar as ações de marketing. Indo um pouco mais além nesta questão: com ações semanais de marketing sendo executadas, follow-up com prospects acontecendo, CRM bem alimentado ou gerido diariamente, website responsivo, excelente SEO, com conteúdo, “iscas” jogadas para públicos condizentes…. qual o próximo passo? Como buscar ser mais efetivo? Este costuma ser o desafio das micro e pequenas indústrias que, além de ter que administrar várias etapas do funil de vendas, possuem inúmeros segmentos de clientes com prazos decisórios, processos de vendas complexos, necessidades específicas, poder de barganha e volume de compra completamente diferentes. Generalizar tudo isso em um único processo comercial ou funil de vendas seria, no mínimo, irresponsabilidade.
Ao estruturar o chamado “departamento comercial” nestas indústrias, devemos tentar segmentar a equipe de vendas ao máximo. Neste caso, cada vendedor se torna especialista no processo de vendas (funil de vendas) de cada segmento de cliente, conhecendo os volumes e periodicidades de compras, processos de tomada de decisão, valores, prazos e as necessidades de cada um. Isso mesmo: crie quantos funis de vendas forem necessários conforme seus segmentos de clientes. O resultado disso é o aumento da eficácia nos resultados de vendas em diferentes perfis de clientes, mercados e até mesmo regiões geográficas. Se o empresário possui, além da equipe de vendas, um gestor comercial, o seu papel é criar processos únicos para cada segmento e capacitar os vendedores de acordo com as necessidades do mercado.
Abaixo, listo três ideias que podem ajudar a segmentar a sua equipe comercial:
Dessa maneira, a equipe comercial de sua indústria estará fortalecida e preparada para entender cada cliente da melhor maneira possível, trabalhando com foco em cada etapa do funil de vendas.
Veja Mais
Notícias
06 de Setembro de 2024Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAIS04 de Setembro de 2024
Com edição especial para o RS, Semana Nacional de Educação Financeira realiza palestra gratuita em Santa Maria
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.