Mais buscados: MEI CREDITO sei boas praticas CONSULTORIA
Augusto Martinenco
Gerência de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros
Para conceder um financiamento, na maioria das vezes, as instituições financeiras solicitam que a empresa apresente algum tipo de garantia. A exigência serve para dar segurança à instituição financeira, que poderá reaver os recursos caso a empresa não honre suas obrigações. Atualmente, as formas de garantia mais utilizadas são as reais (por meio do penhor de equipamentos ou por alienação de imóveis) e as fidejussórias (por meio de pessoas que se responsabilizam pelo pagamento, caso o proponente não cumpra com suas obrigações; são as modalidades de aval ou fiança).
Nem sempre o empreendedor possui uma máquina, um imóvel ou um avalista para ofertar à instituição financeira. É neste momento que os Fundos de Aval e as Sociedades Garantidoras de Crédito podem ajudar o empresário a viabilizar o seu financiamento. Entenda cada uma destas modalidades:
Fundos de Aval: são fundos privados que têm por finalidade complementar as garantias necessárias à contratação de operações de crédito, mediante a cobrança de uma taxa de concessão de garantias. Os principais fundos de aval do mercado são: FAMPE (Fundo de Aval para Pequenos Negócios) gerido pelo SEBRAE, FGO (Fundo de Garantias de Operações) gerido pelo Banco do Brasil e FGI (Fundo Garantidor de Investimento) gerido pelo BNDES.
Sociedades Garantidoras de Crédito: são, em geral, sociedades de empresas privadas que também possuem a finalidade de complementar as garantias exigidas pelas instituições financeiras, mas assessorando na gestão financeira dos negócios. No Rio Grande do Sul, a Garantiserra (Sociedade Garantidora de Crédito da Serra Gaúcha) oferece essa opção, garantindo até 80% do financiamento em aquisições de equipamentos, modernização do estabelecimento e capital de giro, entre outros.
Veja Mais
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.