Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei CREDITO Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Metalmecânico

Viabilizando seu negócio

Veja duas alternativas de garantias para viabilizar o financiamento do seu negócio

16/01/17
Augusto Martinenco

Augusto Martinenco

Gerência de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros

COMPARTILHE
Nem sempre o empreendedor possui uma máquina, um imóvel ou um avalista para ofertar à instituição financeira. Conheça alternativas.

Para conceder um financiamento, na maioria das vezes, as instituições financeiras solicitam que a empresa apresente algum tipo de garantia. A exigência serve para dar segurança à instituição financeira, que poderá reaver os recursos caso a empresa não honre suas obrigações. Atualmente, as formas de garantia mais utilizadas são as reais (por meio do penhor de equipamentos ou por alienação de imóveis) e as fidejussórias (por meio de pessoas que se responsabilizam pelo pagamento, caso o proponente não cumpra com suas obrigações; são as modalidades de aval ou fiança).

Nem sempre o empreendedor possui uma máquina, um imóvel ou um avalista para ofertar à instituição financeira. É neste momento que os Fundos de Aval e as Sociedades Garantidoras de Crédito podem ajudar o empresário a viabilizar o seu financiamento. Entenda cada uma destas modalidades:

Fundos de Aval: são fundos privados que têm por finalidade complementar as garantias necessárias à contratação de operações de crédito, mediante a cobrança de uma taxa de concessão de garantias. Os principais fundos de aval do mercado são: FAMPE (Fundo de Aval para Pequenos Negócios) gerido pelo SEBRAE, FGO (Fundo de Garantias de Operações) gerido pelo Banco do Brasil e FGI (Fundo Garantidor de Investimento) gerido pelo BNDES.

100_gismf_garantias_840x415

Sociedades Garantidoras de Crédito: são, em geral, sociedades de empresas privadas que também possuem a finalidade de complementar as garantias exigidas pelas instituições financeiras, mas assessorando na gestão financeira dos negócios. No Rio Grande do Sul, a Garantiserra (Sociedade Garantidora de Crédito da Serra Gaúcha) oferece essa opção, garantindo até 80% do financiamento em aquisições de equipamentos, modernização do estabelecimento e capital de giro, entre outros.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

22 de Junho de 2018

Arte no espaço Ágape, em Pelotas

SAIBA MAIS

 

22 de Junho de 2018

Mercopar já está com 70% dos espaços reservados

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/06/2018 18:01

Inscrições abertas para o Startup RS Digital

Sebrae RS Podcast 19/06/2018 16:08

Lajeado terá evento sobre gerenciamento de atestados em empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: