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A conexão da indústria com o varejo

atualizado em: 21/03/18
Angela Klein

Angela Klein

Diretora D2A Consultoria Ltda

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Na sua empresa, você já pensou em ampliar seus negócios em outras regiões do Estado?

Sabe-se que o Brasil é um país de dimensões continentais, com características regionais adversas e distintas, o que sugere que muitas vezes o pequeno empresário enfrenta dificuldades de colocar seu produto no mercado interno, já tão competitivo. Contudo, o design de moda praia, jeanswear e homewear está num patamar de referencial bem importante no mercado internacional, conquistando o respeito e a fidedignidade de suas marcas, resultado de muito trabalho e investimento tanto em gestão de pessoas, formando grandes equipes, quanto em gestão financeira.

O Rio Grande do Sul não anda em direção contrária a esse cenário, porém observam-se algumas resistências, pelos próprios conterrâneos, quando se trata de marcas elaboradas e produzidas nessa região. A preservação da cultura, já tão arraigada pelo povo gaúcho, parece caminhar, antagonicamente, pelo fato de não contemplar o esforço e o reconhecimento de alguns segmentos da região, consagrada, muitas vezes, em todo o País.

Ao se avaliar a estimativa populacional do Estado, pouco mais de 11 milhões de habitantes divididos em 497 municípios, muitas questões podem ser levantadas sob o ponto de vista do potencial de crescimento de mercado da sua empresa. No entanto, analisando-se o mix de produtos, apenas quatro perguntas já seriam suficientes para tornar mais amplo o seu conhecimento com relação ao seu negócio:

  • Quantas pessoas são do sexo masculino e feminino?
  • Qual a faixa etária?
  • Qual o salário médio mensal dos trabalhadores formais deste município?
  • Quantos varejos com o perfil do seu produto existem na cidade?

Lembre-se: a visão a respeito do seu negócio se amplia quando se pode visualizar a potencialidade existente.

Na atual conjuntura política e econômica do País, é necessário cada vez mais que o empresário conheça melhor o seu público-alvo para que possa traçar estratégias adequadas para atingi-lo, levando em conta uma boa política de preços, o mix de produtos e campanhas de marketing e ações coletivas para projetar a indústria gaúcha de moda e desenvolver uma identidade forte, tal como outros centros no Brasil e no exterior.

O grande desafio da indústria da moda é engajar os varejistas nesta conexão de valorização dos produtos locais para o crescimento e geração de renda para o Estado, fazendo com que o consumidor tenha como referência também as marcas gaúchas. Valorizar a produção local de qualidade e promover a relação entre fabricantes e lojistas são pilares importantes para o fortalecimento de setores importantes no RS.

Os primeiros movimentos de conexão já começaram, um exemplo disso foi o evento RSModa, promovido pelo SIVERGS – Sindicato da Indústria do Vestuário do RS, realizado em maio do ano passado, paralelo à FBV – Feira Brasileira do Varejo, que aproximou 50 expositores da indústria de moda do Rio Grande do Sul ao setor varejista do Estado, promovendo negócios e oportunizando visibilidade para estas marcas junto ao varejo. Um movimento que foi iniciado para incrementar a cadeia do setor de moda no Estado e mudar o cenário atual, no qual 61% dos varejistas gaúchos afirmam comprar de outros Estados as peças que vendem e 20% dizem desconhecer fornecedores de qualidade no RS.

Além de fortalecer a relação de mercado entre a indústria e o varejo local, envolvendo e aproximando também diversos atores empresariais em seus respectivos papéis, como entidades de classe, universidades, bancos e entidades governamentais, movimentos como esse se tornam propulsores de geração de negócios e, consequentemente, da crescente valorização dos setores envolvidos.

É importante lembrar que: com uma visão estratégica aliada a uma criatividade inovadora sempre se faz a diferença no mercado. 

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