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Moda e Branding

Como praticar branding nos negócios de moda?

atualizado em: 06/11/17
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.

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Entenda como o branding pode aumentar o engajamento do consumidor com a marca.

O mercado da moda está em constante transformação. Reservar um lugar na mente dos consumidores é um dos principais desafios. As marcas estão precisando ir além do simples processo de venda. Para serem competitivas, elas precisam se tornar parte da vida do consumidor. O tema central deste artigo pretende ajudar em reflexões e dicas neste sentido.

Mas o que de fato é o branding? Branding envolve produto, identidade, publicidade, marketing e posicionamento. No mundo dos negócios de moda a moeda mais valiosa chama-se marca. É a partir dela que se organizam as relações com os clientes, é o que representa a alma da empresa e dos produtos.  Seja qual for o tamanho da empresa, a marca sempre serão cartão de visitas, o ponto de identificação entre ela e seus clientes. Desta forma, uma boa gestão de branding definirá a percepção que as pessoas terão da marca da empresa e irá facilitar o processo de atração e retenção de clientes, especialmente, se conseguir atingir a mente e o coração das pessoas.

Vamos explorar algumas ações práticas. O ponto de partida é conhecer muito bem o público-alvo. A definição do nome, logomarca e processo de comunicação deve ser alinhada com as características dos consumidores. Isto será decisivo para que as ações sejam relevantes para as pessoas que a empresa deseja atrair. Uma boa alternativa é buscar inspiração nas grandes marcas, observando o que elas estão fazendo e que tipo de resultado estão obtendo. A partir daí, avaliar se é possível adaptar práticas, sempre em sinergia com o público alvo da empresa. Por exemplo, a utilização de elementos sensoriais tem sido amplamente utilizada. O som é o cheiro de uma loja pode ser determinante para qualificar a experiência de contato do consumidor com o produto.

Atendimento, experiência e integração da loja física com a presença digital da empresa são os fatores que definem a experiência do cliente com a marca. Os consumidores levam em conta as emoções na hora de comprar e gerenciar estes atributos é fundamental para oferecer algo mais do que produto em troca de dinheiro. Quando um consumidor ouve falar sobre uma nova marca ele pode pesquisar no instagram, no google ou ir direto a uma loja física. Ele decide. O fato é que as empresas precisam estar preparadas para apresentarem sua proposta de valor, sua marca, sua causa, independente do canal utilizado pelo cliente. Precisa ter uma coerência em todos os formatos de atendimento.

No Rio Grande do Sul, uma empresa que tem se destacado com uma boa gestão de branding é a Enzo Milano. A proposta é remeter o cliente ao conceito italiano de moda. Eles conseguiram equalizar tão bem o conceito, nome, logomarca, aroma, som e publicidade que é comum as pessoas pensarem que trata-se de uma marca italiana. A partir de um trabalho cuidadoso e coerente com o propósito da empresa, os consumidores reconhecem a alma da marca. Assim conquistam a fidelidade daqueles que são o seu público-alvo e se tornam absolutamente relevantes para os consumidores, que percebem toda a atmosfera em torno dos produtos, e se tornam embaixadores da marca, conectados emocionalmente com o negócio, e por consequência, recomendando para outras pessoas. É importante refletir a partir de exemplos como este, observar, compreender o que pode ser melhorado e, desta forma, envolver o consumidor com um branding cada vez mais vencedor.  

Veja também o Curso Online – Varejo de Moda – O Ponto de Venda como Experiência

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