Mais buscados: mEI credito sei Boas praticas CONSULTORIA
Fabiano Bassani Zortéa
Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
O fashion truck é um novo modelo de negócio, que realiza a venda de roupas e acessórios dentro de pequenos caminhões ou vans. Embora o conceito seja novo, a atividade é antiga, popularizada pelas conhecidas lojas itinerantes. No Brasil, o setor de alimentação consolidou o modelo de trucks com a comercialização de comida de rua.
Com este movimento, as lojas de roupas, calçados e acessórios estão aproveitando para surfar a mesma onda. E está dando certo porque é uma abordagem mais proativa e que entrega conveniência para os clientes, uma vez que os varejistas não ficam esperando para que as pessoas venham até a loja e passam a mapear movimentos na cidade onde haverá um intenso fluxo de pessoas que tenham afinidade com os seus produtos.
Trata-se de um jeito inovador de fazer a venda itinerante, que oportuniza uma experiência de compra mais descontraída, com atendimento diferenciado. Os pequenos negócios são os que mais se beneficiam desse modelo, pois criam relacionamento estreito e direto com os consumidores, sem a necessidade de intermediários. Por vezes, não é necessário contratar nenhum vendedor de apoio, tendo em vista a simplicidade do processo de venda.
Para o empresário, este formato de negócio possui diversas vantagens, como custos reduzidos, porque não há aluguel fixo, água e luz, podendo praticar melhores preços. Caso o planejamento do local de venda não tenha sucesso, será fácil trocar de lugar e escolher outro ponto, e esse dinamismo irá fazer com que um número maior de consumidores seja alcançado.
Mobilidade dos fashion trucks
Em virtude da mobilidade, a loja pode intensificar as vendas nos horários de pico (intervalo de almoço ou final de tarde) e atingir o público mais atarefado, que dispõe de menos tempo para realizar as compras. Os fashion trucks podem ser estacionados em empresas, eventos ou até mesmo ir até o cliente, de acordo com a viabilidade técnica e o objetivo do negócio.
O investimento inicial para os fashion trucks não é tão baixo devido à necessidade de aquisição e adaptação do veículo, principal custo. Após esse período, os custos com manutenção são relativamente baixos. Despesas com estoque, comunicação visual, divulgação, entre outros serviços especializados, devem ser consideradas, por isso é necessário contar com um capital de giro para bancar as operações nos primeiros meses. O retorno estimado para esse tipo de negócio ocorre entre 12 a 24 meses, e antes de iniciar é importante verificar aspectos de regulamentação e autorização da prefeitura, dependendo do tipo de operação
Para os negócios de moda, especialmente em momentos de vendas reduzidas (férias de verão, por exemplo), pensar em alternativas para estar onde o consumidor está e como se conectar com novos clientes é essencial. Neste sentido, os fashion trucks têm se mostrado boas alternativas. Pense nisso!
Veja Mais
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.