Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito Sei boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Moda

Novo consumo

Inverteu a lógica: as pessoas que precisam comprar não vão mais às lojas, e varejo terá que mudar

atualizado em: 10/10/18
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
A mudança de paradigma para proporcionar uma melhor experiência para o cliente passa por integrar a loja física com a loja virtual e a comunicação digital

Sem tempo para ler? Que tal ouvir o artigo?

Uma coisa é dada como certa. O futuro do varejo de moda não é o quê, mas sim, quem. Portanto, as estratégias focadas nos produtos não são mais suficientes. Temos que adotar práticas, dedicar mais tempo e estabelecer método para gerenciar as pessoas (clientes e colaboradores) que fazem parte do negócio. Sabe por quê? Porque a maior parte dos produtos ofertados pelas lojas físicas pode ser comprada na internet. Com essa mudança de paradigma no consumo, as pessoas não vão mais as lojas porque precisam comprar, elas se deslocam até uma loja porque querem comprar. Essa diferença sugere uma mudança no modelo de negócio no varejo, onde o produto ofertado perde a importância e dá espaço para as conexões entre as pessoas, especialmente comprador e vendedor, e para a experiência que o cliente irá perceber durante o contato com as marcas.

E a mudança de paradigma para proporcionar uma melhor experiência para o cliente passa por integrar a loja física com a loja virtual e a comunicação digital. Recente estudo da IBM com consumidores de 25 países apontou que 69% das compras na loja física começam a partir de pesquisas online e 46% das compras na loja virtual têm início na loja física. A mensagem dos consumidores aqui é muito clara: integrar os canais de venda e comunicação deve fazer parte da condição de ter um negócio. Assim surge o conceito de Onechannel, uma forma única e integrada de se relacionar com o cliente, para que ele possa escolher quando e como deseja se relacionar com a marca, ou seja, pesquisar na internet antes de comprar na loja física ou dar uma olhada na loja antes de comprar pela internet. O digital deixa de ser uma ameaça e passa a ser solução colaborativa.

Inverteu a lógica: as pessoas que precisam comprar não vão mais às lojas, e varejo terá que mudar

A personalização também é destaque nos debates entre os principais varejistas do mundo. Existe um aumento do entusiasmo dos clientes em interagir com as marcas de forma a contribuir com melhorias e desenvolvimento de produtos: o conceito de cocriação, especialmente nas redes sociais. Para fazer a diferença, as marcas devem prestar muita atenção na fase da vida dos seus consumidores, no que de fato esperam e que tipo de comunicação será relevante. Nesse contexto, estruturar dados e informações sobre as preferências individuais dos clientes se torna decisivo para o sucesso dos negócios no varejo. As empresas precisam adequar a comunicação de forma autêntica e personalizada para os seus clientes.

Fizemos uma rápida reflexão sobre pessoas, integração de canais e personalização. As mudanças nas formas de consumo estão indicando que os varejistas precisam aprimorar suas práticas sobre esses temas, estreitando o relacionamento, aproximando o vendedor do cliente e flexibilizando o contato do consumidor com a marca. Neste sentido, a transformação na pequena empresa precisa ocorrer a partir de ações simples e bem feitas, compartilhando previamente com vendedores e clientes suas intenções para obter contribuições relevantes, para inovar com consistência, atendendo às novas expectativas.

Como resumo, tenha em mente que o varejo é feito de pessoas para pessoas e precisa explorar como nunca esses pontos de conexão para agregar coisas boas na vida dos consumidores. E a hora de fazer isso é agora!

Veja também:

[Palestra Online]

Varejo de moda: o ponto de venda como experiência

Um produto ou serviço não é desejado por si só – os consumidores compram cenários, contextos e histórias. Monte um ambiente adequado para o seu produto e ajude os seus clientes a enxergarem melhor o que eles querem.

ACESSE

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

23 de Abril de 2024

Educadores de Encruzilhada do Sul exploram inovação educacional na Escola Comunitária Aldeia Lumiar

SAIBA MAIS

 

23 de Abril de 2024

Sebrae promove capacitações sobre a nova Lei de Licitações Públicas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: