
Mais buscados: MEI crEdito Sei BOAS PRATICAS consultoria

Cristiane Ribas Machado
Diretora de Varejo - Ribas Rinaldi Consultoria
Entender de fato seu cliente é saber que nem todos os estilos e produtos serão vendidos em sua loja. Quantidade, preço, coleção e qualidade certas – são muitas variáveis, mas se não são todos, como definir de forma consistente e diferenciada quais são esses estilos? Fácil. Faça o Planejamento de Compras! É um passo que exige dedicação, coragem e vontade para um plano adequado e especial. A análise crítica baseada em números efetivados no seu negócio é uma das formas mais comuns de entendimento da compra. Analise criticamente e planeje numericamente as próximas compras.
Parece fácil, e até é se o empresário dedicar seu tempo em buscar dados, entender a margem e velocidade de venda e adequar seu estoque à real demanda de seu negócio. O grande atrativo hoje é entender números e também a qualidade da oferta, ou seja: Números + Qualificação estratégica da oferta!
A máxima da moda “menos é mais” intensifica aqui a necessidade de escolher melhor o sortimento e o mix que serão ofertados. Na era do propósito, da revisão dos conceitos de compra, nada mais volta atrás, e a compra por impulso diminui. Por esse motivo a qualificação do negócio urge em termos rápidos e eficientes. As marcas, lojas e espaços vão transpirar muito mais para atrair clientes e fidelizar a compra. A oferta é muita e diferenciada.

Assim, o Planejamento de Compras é a “grande estratégia” que visa encolher para expandir. Adequar coleções ao tempo curto em que elas coexistem nas vitrines, desejos e necessidades deste cliente cheio de opções.
A compra planejada, “merchandisada” e pensada com atenção é urgente, necessária e traz novos caminhos, talvez ainda não oferecidos, para a revitalização da indústria e varejo de moda, acessórios, calçados, cama, mesa e banho. O plano de compras inclui números, quantidades, montagem de coleções assertivas, giro de estoque e novamente deve se identificar com o tipo de cliente, ser representada no espaço físico e/ou virtual da loja!
Lojas mais descoladas como Diesel compõem seu mix com foco em jeans de várias lavagens e quantidades diferenciadas e expõem sua coleção em ganchos: é a cara da sua loja? A Le Lis Blanc tem aroma de flores, alia objetos de decoração, maquiagem e roupas e “monta” o closet da sua cliente. Top Shop e Anthropologie contam mini-histórias focadas nos momentos de vida da cliente descolada. A Hemb porto-alegrense atende o homem contemporâneo. A loja está cheia de espaços convidativos e de produtos que abraçam seu cliente. Impossível não amar!
Tudo adequando ao preço médio, quantidade e estilos próprios, ou seja, Planejamento!
Lembre-se: de nada adianta ter tudo para todos, achar bonito e diferente e não ter o foco no seu negócio. Foque e especialize-se. Analise, pense e adeque: saiba quais são os produtos que fazem seu diferencial. Estes não podem faltar, e é necessário saber como quantificar e comprá-los para que não faltem. Depois cruze o básico com a moda sempre em cima do seu sortimento e mix de preços.
Planeje, replaneje, entenda, quantifique, meça… Esse é o novo varejo!
Veja também:
Vídeo sobre Políticas de diversidade e o novo jeito de pensar nos grandes negócios – Clique aqui.
Veja Mais
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.