
Mais buscados: Mei credito sei Boas praticas consultoria

Fabiano Bassani Zortéa
Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.
Ainda que os produtos de moda liderem as listas dos mais comprados na internet, o e-commerce no Brasil não representa 5% do total das vendas, mesmo com o crescimento expressivo durante os últimos anos. Em 2017, segundo o EBit, as vendas pela internet deverão crescer 15%. Portanto, mesmo ainda não representando um grande volume se comparado ao varejo físico, o comércio eletrônico e, especialmente, o relacionamento digital com o cliente está mudando a forma de consumidor produtos de moda. E este parece um caminho sem volta, que promete mudanças ainda mais intensas em um futuro próximo.
Neste cenário, o complexo desafio de conhecer o comportamento dos consumidores torna-se decisivo para sobrevivência das empresas. Uma vez que a maioria dos produtos estão disponíveis para compra na internet, o que faz com que o consumidor saia de casa para encontra-los? A resposta instiga uma reflexão sobre uma oportunidade. As pessoas buscam boas experiências através do contato físico com as marcas.
O futuro do varejo passa por oferecer experiências relevantes e uma boa alternativa é focar na conexão emocional com o cliente. Espaços comerciais que oportunizem o encontro de pessoas, entretenimento e cultura tendem a continuar sendo relevantes e serão complementares as abordagens digitais de venda. Isto mesmo, complementares, porque os canais de venda e comunicação com o cliente precisam estar conectados. O cliente quer assim. Quer pesquisar na internet e comprar na loja. Quer compra na internet e trocar na loja física. Enfim, quer que a empresa ofereça a mesma proposta, condições e atendimento da mesma forma, independente do canal que for acessada.
É importante considerar que a oferta de tecnologia ajuda muito na atratividade de gestão de uma loja. No entanto antes de fazer qualquer investimento é preciso avaliar se irá contribuir com a experiência do cliente, e sobretudo, ter a convicção que o cliente irá perceber valor, ou seja, a aplicação de tecnologia deve potencializar a qualidade do relacionamento com o cliente com a marcar. Então, testar e interagir com clientes antes de um investimento é fundamental.
Ser varejista nunca foi e não será tarefa fácil. Agora, aqueles que se preocuparam em conhecer muito bem o seu público, oferecer uma experiência relevante e utilizar as tecnologias adequadas terá muito mais chances de ser lembrado pelos consumidores.
Conheça também:
Palestra Online – Boas práticas para os pequenos negócios
Veja Mais
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.