Loading SEBRAE

Mais buscados: sei MEI Credito Consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Moda

Mercado

Sazonalidade é determinante para o comportamento do consumidor de moda

10/01/17
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
Apesar de pesquisar bastante antes de comprar na internet, o público feminino acessa primeiro os sites que mais confiam.

O mercado de moda está sempre em constante renovação para agradar e atrair sua clientela. Apesar da crise, a demanda reprimida por roupas faz com que o consumidor tenha que voltar a consumir os produtos deste setor. Com isso, a projeção é que 2016 se encerre com um crescimento nominal de 6,3% em vendas, de acordo com o Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI).

Além da demanda reprimida, a sazonalidade e datas comemorativas são fatores que contribuem muito para os clientes entrarem em um estabelecimento. Um inverno mais rigoroso e datas como o Natal, por exemplo, fazem com que o comprador adquira mais produtos do setor de moda.

Em termos de consumo, o IEMI avalia que a maior demanda vem da classe B, responsável por 38,2% do consumo total do setor. A segunda posição é da classe C (32,1%), seguido pelas classes D/E (16,8%). A menor porcentagem em termos de consumo vem da Classe A, com 12,9%. O Rio Grande do Sul é o quarto estado que mais consome moda, representando 7,30% do valor total no setor.

46_1212_gcomgind_moda_comportamentoconsumidor_840x415

A mulher online

Possuir um canal de vendas online é uma ótima dica para atrair mais clientes. De acordo com o relatório Webshoppers do eBit, o setor de Moda e Acessórios está no Top 3 nas categorias mais vendidas na internet, com 12% do volume de vendas.

Para a Stylight, o perfil do consumidor de moda na internet é formado em sua maioria por mulheres (73%), entre 25 e 34 anos. Este número é muito mais alto em comparação ao perfil do consumidor na internet no geral, onde as mulheres lideram o poder de compra com 51,87%. Apesar de pesquisar bastante antes de comprar na internet, o público feminino acessa primeiro os sites que mais confiam e tendem a preferir aquilo que é conhecido, por preferirem produtos de qualidade. Portanto, invista em qualidade que a fidelização vem em seguida.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

22 de Junho de 2018

Arte no espaço Ágape, em Pelotas

SAIBA MAIS

 

22 de Junho de 2018

Mercopar já está com 70% dos espaços reservados

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/06/2018 18:01

Inscrições abertas para o Startup RS Digital

Sebrae RS Podcast 19/06/2018 16:08

Lajeado terá evento sobre gerenciamento de atestados em empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: