Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi CREDITO sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Moda

Mercado

Sazonalidade é determinante para o comportamento do consumidor de moda

atualizado em: 10/01/17
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
Apesar de pesquisar bastante antes de comprar na internet, o público feminino acessa primeiro os sites que mais confiam.

O mercado de moda está sempre em constante renovação para agradar e atrair sua clientela. Apesar da crise, a demanda reprimida por roupas faz com que o consumidor tenha que voltar a consumir os produtos deste setor. Com isso, a projeção é que 2016 se encerre com um crescimento nominal de 6,3% em vendas, de acordo com o Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI).

Além da demanda reprimida, a sazonalidade e datas comemorativas são fatores que contribuem muito para os clientes entrarem em um estabelecimento. Um inverno mais rigoroso e datas como o Natal, por exemplo, fazem com que o comprador adquira mais produtos do setor de moda.

Em termos de consumo, o IEMI avalia que a maior demanda vem da classe B, responsável por 38,2% do consumo total do setor. A segunda posição é da classe C (32,1%), seguido pelas classes D/E (16,8%). A menor porcentagem em termos de consumo vem da Classe A, com 12,9%. O Rio Grande do Sul é o quarto estado que mais consome moda, representando 7,30% do valor total no setor.

46_1212_gcomgind_moda_comportamentoconsumidor_840x415

A mulher online

Possuir um canal de vendas online é uma ótima dica para atrair mais clientes. De acordo com o relatório Webshoppers do eBit, o setor de Moda e Acessórios está no Top 3 nas categorias mais vendidas na internet, com 12% do volume de vendas.

Para a Stylight, o perfil do consumidor de moda na internet é formado em sua maioria por mulheres (73%), entre 25 e 34 anos. Este número é muito mais alto em comparação ao perfil do consumidor na internet no geral, onde as mulheres lideram o poder de compra com 51,87%. Apesar de pesquisar bastante antes de comprar na internet, o público feminino acessa primeiro os sites que mais confiam e tendem a preferir aquilo que é conhecido, por preferirem produtos de qualidade. Portanto, invista em qualidade que a fidelização vem em seguida.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Sebrae presente na 16ª Semana do Empreendedor em Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: