Loading SEBRAE

Mais buscados: mei crEdito SEI boas práticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Moda

Mercado

Sazonalidade é determinante para o comportamento do consumidor de moda

atualizado em: 10/01/17
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
Apesar de pesquisar bastante antes de comprar na internet, o público feminino acessa primeiro os sites que mais confiam.

O mercado de moda está sempre em constante renovação para agradar e atrair sua clientela. Apesar da crise, a demanda reprimida por roupas faz com que o consumidor tenha que voltar a consumir os produtos deste setor. Com isso, a projeção é que 2016 se encerre com um crescimento nominal de 6,3% em vendas, de acordo com o Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI).

Além da demanda reprimida, a sazonalidade e datas comemorativas são fatores que contribuem muito para os clientes entrarem em um estabelecimento. Um inverno mais rigoroso e datas como o Natal, por exemplo, fazem com que o comprador adquira mais produtos do setor de moda.

Em termos de consumo, o IEMI avalia que a maior demanda vem da classe B, responsável por 38,2% do consumo total do setor. A segunda posição é da classe C (32,1%), seguido pelas classes D/E (16,8%). A menor porcentagem em termos de consumo vem da Classe A, com 12,9%. O Rio Grande do Sul é o quarto estado que mais consome moda, representando 7,30% do valor total no setor.

46_1212_gcomgind_moda_comportamentoconsumidor_840x415

A mulher online

Possuir um canal de vendas online é uma ótima dica para atrair mais clientes. De acordo com o relatório Webshoppers do eBit, o setor de Moda e Acessórios está no Top 3 nas categorias mais vendidas na internet, com 12% do volume de vendas.

Para a Stylight, o perfil do consumidor de moda na internet é formado em sua maioria por mulheres (73%), entre 25 e 34 anos. Este número é muito mais alto em comparação ao perfil do consumidor na internet no geral, onde as mulheres lideram o poder de compra com 51,87%. Apesar de pesquisar bastante antes de comprar na internet, o público feminino acessa primeiro os sites que mais confiam e tendem a preferir aquilo que é conhecido, por preferirem produtos de qualidade. Portanto, invista em qualidade que a fidelização vem em seguida.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

11 de Dezembro de 2024

Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18

SAIBA MAIS

 

11 de Dezembro de 2024

Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: